Casa Kiltro / Supersudaka

Casa Kiltro / Supersudaka - Mais Imagens+ 25

Talca, Chile
Courtesy of Supersudaka

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, localizada no Vale Central perto de Talca, é quase uma declaração de como realizar arquitetura na América Latina.

Como o processo projetual e construção era tão instável, começando do terreno - localizado em uma colina íngreme quase impossível -, até as limitações orçamentárias, uma configuração de grade muito básica evoluiu para um resultado formal muito multifacetado; simples e complexo ao mesmo tempo.

Courtesy of Supersudaka
Courtesy of Supersudaka

Curiosamente, a fachada principal ao se chegar à casa é o próprio telhado, projetado como um terraço completo para uma visão de 360º do vale, mas também como um complemento estrutural sob o convés que ultrapassa as forças horizontais em caso de terremotos, o que permite evitar contraventaments nas janelas para as vistas mais atraentes. Esse “envelope” de madeira é estendido e volta a bloquear a exposição excessiva ao sol no verão quente da zona central do Chile, embora permita que o sol entre no início da manhã e no inverno rigoroso em um ângulo mais inclinado.

Courtesy of Supersudaka

Além disso, a ventilação cruzada natural através da abertura de todos os planos de vidro através do pátio e da fachada externa permite uma regulação da temperatura de modo passivo. Inesperadamente, essa geometria calculada se relaciona quase que abertamente com a topografia das colinas próximas.

Courtesy of Supersudaka

Além de questões técnicas exigentes, a organização espacial do projeto resulta em um espaço aberto ao redor do pátio que inclui a cozinha e poderia ser exibido como o habitante deseja, mudando a sala de jantar para sala de estar ou qualquer outra instância como desejado. Um programa mais estável é o dormitório principal com banheiro privativo e terraço em direção à vista, já que os moradores podem desfrutar mais durante a manhã e tarde da noite do que no dia. Além disso, um estúdio opcional e / ou quarto de hóspedes no lado oposto está disponível em conjunto com um chuveiro mais “público”, banheiro e lavanderia. Tudo se encaixa em menos de 104 m². No entanto, todos os espaços se conectam uns aos outros no exterior ou interior: um passeio contínuo sem becos sem saída integra todas as qualidades espaciais e visões de estar em uma área íngreme e quase não urbanizada, a 5 minutos para a cidade.

Courtesy of Supersudaka
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Tudo isso foi alcançado através de um método de tentativa e erro, considerando todos os recursos projetuais ao alcance, onde inconscientemente ou mais racionalmente implícito: dos 5 pontos de Corbusier para uma nova arquitetura moderna, até a vizinha Copper House 2 de Smijan Radic. ou / e referências passando pela explicitação estrutural de Mies até experimentos de OMA e PLOT.

© Cristobal Palma / Estudio Palma

O resultado? Uma mistura, um desenho bastardo, uma fusão, como um cão mestiço, com o nome chileno: Um Kiltro (cachorro mestiço).

© Cristobal Palma / Estudio Palma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Kiltro / Supersudaka" [Kiltro House / Supersudaka] 30 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914014/casa-kiltro-supersudaka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.