Escola Primária em Igorre / azab

© Luis Díaz Díaz

Escola Primária em Igorre / azab - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: azab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1040
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Díaz Díaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Caparol, Cortizo, Simon, Soleco, Zehnder
  • Equipe De Desenho: Ion Gozalo, Alexander Monasterio, Iñaki Herrán
  • Desenho Estrutural: Jon Bilbao
  • Projeto De Instalações: Unai Martínez de la Hidalga
  • Construtora: Opacua S.A
  • Arquitetos Responsáveis: Cristina Acha, Miguel Zaballa, Andrés Iza
  • Cidade: Yurre
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é metade "dentro" metade "fora". Ele está voltado aos playgrounds do complexo escolar do município, localizado na periferia da cidade, em direção a um espaço ao qual até agora praticamente foram negadas fachadas apesar de haver edificações. Intencionalmente a fachada evoca a relação interior-exterior, pátio-sala de aula. O pátio é entendido como uma extensão da escola.

© Luis Díaz Díaz

A construção amplia uma escola dos anos sessenta do arquiteto D. José Luis Burgos. O projeto é anexado ao edifício existente e adota sua lógica. O esquema de crescimento responde diretamente às premissas da atribuição, onde um aumento no número de salas de aula se encaixa de maneira simples e efetiva com a pré-existência. A ênfase está nas circulações, contínuas e largas.

© Luis Díaz Díaz

A proposta de extensão fornece continuidade sobre o esquema organizacional existente além de medidas para garantir o funcionamento correto ao número total de usuários. A abordagem de continuidade é reforçada com disposições complementares, como a eliminação corredores sem saída no extremo oeste e a abertura de uma nova conexão transversal entre eles em torno do hall central, a fim de garantir circulações fluidas e melhorar as condições de evacuação do todo.

© Luis Díaz Díaz

O trabalho limita-se à área definida da nova ocupação no oeste com suas servidões estreitas, permitindo o funcionamento normal do conjunto durante a execução das obras.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

A extensão segue o padrão de composição do edifício existente nas fachadas norte e sul. Na fachada voltada para o pátio, uma persiana microperfurada plissada é projetada como brise. Esse tramado garante um controle solar eficaz para tal orientação, oferecendo garantias mecânicas suficientes para uma face voltada à esplanada de pistas esportivas. No desenvolvimento construtivo deste elemento é levado em conta, além de sua resistência mecânica, sua composição geométrica de modo que não é reproduzível em qualquer caso.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:48140 Yurre, Vizcaya, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Primária em Igorre / azab" [Escuela Primaria en Igorre / azab] 29 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913910/escola-primaria-em-igorre-azab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.