Binhai Science Museum / Bernard Tschumi Architects

Binhai Science Museum / Bernard Tschumi Architects - Mais Imagens+ 11

Binhai, China
  • Arquiteto Responsável: Bernard Tschumi
  • Equipe: Joel Rutten, Nianlai Zhong, Christopher Lee, Pierre-Yves Kuhn, Jerome Haferd, Bart-Jan Polman, Dora Felekou, Pedro Camara, Shayi Liang, Nate Oppenheim, Kate Scott, Clinton Peterson, Olga Jitariouk, Sung Yu
  • Consultoria De Arquitetos E Engenheiros Locais: Tianjin Urban Planning and Design Institute (TUPDI)
  • Cidade: Binhai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Kris Provoost

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção do Binhai Science Museum, uma estrutura de museu de 33.000 metros quadrados em Tianjin, China, foi concluída. Projetado em meados de 2013 e 2014, o Exploratorium deverá ser inaugurado no segundo trimestre de 2019 e exibirá artefatos do passado industrial de Tianjin por meio da tecnologia contemporânea de grande escala, incluindo foguetes para pesquisa espacial. O projeto faz parte do Centro Cultural Binhai e contém instalações para eventos culturais e exposições, bem como galerias, escritórios e espaços de restaurante e comércio.

© Kris Provoost
Corte
© Kris Provoost

Bernard Tschumi Architects projetou o Exploratorium para se relacionar com a rica história industrial da região, o local de fabricação e pesquisa de alto volume. Uma série de grandes formas cônicas criam salas em todo o museu. O cone central, com iluminação zenital, conecta todos os três níveis do Exploratorium. Uma rampa em espiral ascende ao nível superior, oferecendo uma experiência espacial incomum da cidade vertical moderna, reinterpretando uma antiga tipologia industrial. O telhado é acessível para os visitantes e atua como um passeio com vistas da cidade circundante.

"O Exploratorium é projetado como um edifício para o passado, o presente e o futuro de Tianjin", diz Bernard Tschumi.

© Kris Provoost

O ponto focal do complexo de exposições é o grande lobby ou cone que fornece acesso a todas as partes públicas do programa. Este cone imenso - quase o dobro da altura do Museu Guggenheim - conecta-se a todos os espaços circundantes e permite que os visitantes entrem em espiral pelas grandes salas de exposição empilhadas em cada extremidade do edifício, passando por portinholas que dão a cada salão um caráter individual. Espaços grandes, com pés-direito triplos, definem a circulação principal, enquanto uma constelação de luzes circulares dão ao espaço uma sensação de outro mundo. A fachada de alumínio perfurada confere uma presença unificada ao edifício, apesar do seu grande tamanho e dos elementos díspares do programa.

© Kris Provoost
Croquis
© Kris Provoost

Os cones fornecem luz natural aos espaços da galeria e reduzem as cargas de energia necessárias para a iluminação artificial. Suas formas afiladas também concentram ar quente, que pode ser canalizado para fora do prédio no verão ou de volta para as galerias no inverno. As superfícies envdraçadas são minimizadas, exceto quando desejado para um programa. Os painéis metálicos perfurados da fachada ajudam a reduzir o ganho de calor. O grande átrio central atua como uma chaminé solar, retirando ar quente e substituindo-o por ar frio por baixo, em uma corrente de ar constante.

© Kris Provoost

O Exploratorium foi projetado por Bernard Tschumi Architects em colaboração com o Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI). É o primeiro projeto arquitetônico de grande escala construído pelo escritório na China. O plano diretor do Centro Cultural de Binhai foi elaborado pela GMP e inclui uma biblioteca projetada pelo MVRDV.

© Kris Provoost

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Binhai New Area, Tianjin, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Binhai Science Museum / Bernard Tschumi Architects" [Binhai Science Museum / Bernard Tschumi Architects] 28 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913872/exploratorium-tianjin-binhai-bernard-tschumi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.