Edifício Único / Studio Arthur Casas

Edifício Único / Studio Arthur Casas - Janela, Fachada, UrbanoEdifício Único / Studio Arthur Casas - Mesa, CadeiraEdifício Único / Studio Arthur Casas - CorrimãoEdifício Único / Studio Arthur Casas - CadeiraEdifício Único / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 15

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Studio Arthur Casas; Studio Arthur Casas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5630
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Trimble
  • Engenharia: Grifa Engenharia
  • Clientes: META Incorporadora / Souza Lima
  • Arquiteto Responsável: Arthur Casas
  • Equipe De Projeto: Regiane Khristian, Gabriel Ranieri, Beto Cabariti, Ana Beatriz Braga, Pedro Ribeiro, Marcelo Beretta, Natalia Minas
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Único / Studio Arthur Casas - Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro do Itaim, em São Paulo, é conhecido pelos seus arranha-céus e pela agitação noturna e diurna de suas ruas e avenidas, contudo, ainda reserva alguns espaços de calma e tranquilidade em meio a tanta intensidade. É exatamente em um desses espaços residenciais e arborizados, em uma rua sem saída no burburinho do Itaim, que está localizado o edifício Único, desenvolvido para a Meta Incorporadora e para a Souza Lima Construtora. O projeto leva em conta as necessidades de um grupo heterogêneo de moradores, porém com o desejo em comum de desfrutar tanto das comodidades e da animação da região quanto do conforto de uma casa.

Edifício Único / Studio Arthur Casas - Janela, Fachada, Urbano
© Fernando Guerra | FG+SG

O edifício residencial, de oito andares e 29 unidades, conta com apartamentos com plantas variadas que acomodam ambientes íntimos, de estar e lazer e cujas tipologias – dúplex de 78m² a 105m², gardens de 107m² a 170m² e coberturas tríplex de 222m² – foram pensadas para atender às diferentes necessidades dos futuros moradores. Destaque para o tipo garden, que conta com um jardim generoso, e para as coberturas, com piscinas de borda infinita. Para dividir o acesso aos oito apartamentos de cada andar, os elevadores têm dupla saída, de modo que cada um fica reservado para apenas duas unidades.

Edifício Único / Studio Arthur Casas - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG
Planta - Pavimento inferior
Edifício Único / Studio Arthur Casas - Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

A área comum do edifício incentiva o convívio e a interação entre os seus coabitantes, e inclui espaço fitness, playground, coworking, sauna no pavimento térreo e um ensolarado deck com piscina circular no pavimento superior. Foi instalada ainda uma lavanderia no subsolo, ideal para os moradores que preferem não ocupar parte da planta do apartamento com área de serviço.

Edifício Único / Studio Arthur Casas - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Para dar dinamismo e movimento à arquitetura, a fachada frontal ganhou painéis inspirados nos muxarabis, com sistema de fechamento por meio de guilhotina entre os dois pisos de cada apartamento. “Essa solução trouxe versatilidade também para a posição dos terraços, que, nas unidades laterais, ficou no andar da área social e, nas centrais, na área íntima. Além disso, permite a vedação da varanda sem que seja necessário recorrer ao envidraçamento”, explica Arthur Casas. Já a lateral do edifício foi revestida com um painel metálico vazado na cor branca, cuja estética é tão sofisticada quanto a do muxarabi frontal.

Edifício Único / Studio Arthur Casas - Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Fachada
Edifício Único / Studio Arthur Casas - Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

As fachadas refletem o conceito de Gestalt – o todo não é a soma de suas partes, mas sim algo único que tem apenas uma relação formal e estrutural com o conjunto de seus elementos. Ou seja, a arquitetura só será de fato compreendida quando o edifício for visualizado por completo. Os painéis vazados dão, portanto, uma identidade inovadora para o projeto, garantem a privacidade das unidades – sem obstruir a vista para a rua tranquila e arborizada –, permitem a entrada de iluminação e ventilação naturais e, de quebra, criam um lindo jogo de luz e sombra no interior. O resultado é um projeto arquitetônico que faz jus ao nome do edifício, Único.

Edifício Único / Studio Arthur Casas - Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Único / Studio Arthur Casas" 22 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913541/edificio-unico-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.