Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 2 de 32Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 3 de 32Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 4 de 32Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 1 de 32Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yuri Palmin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ant Flex, CINOL ALPOL, Eco, Rezipol, Salfplast, Sport-setka, VMP, Vitron
  • Kosmos Equipe De Arquitetos: Artem Kitaev (sócio), Leonid Slonimskiy (sócio), Alexander Alyaev, Marina Skorikova. Dmitriy Prikhodko
  • Strelka Kb Equipe: Daria Paramonova, Andris Rubenis, Anastasia Krotova, Daria Grudinkina, Andrey Manakin, Artur Makarov, Alexey Tsarev, Sergey Lebedev
  • Diretor Criativo: Andy Walker
  • Diretor Projeto: Wai Lau
  • Diretor Geral: Daniel Whiteneck
  • Equipe Design De Interiores Nike: Eri Pontikopoulou, Greta Mozzachiodi
  • Engenharia Estrutural: Werner Sobek Engineering & Design
  • Coordenador De Projeto: Paul Cetnarski
  • Gestão De Projeto: Harmen Schepers & Maryte Klizs
  • Agências De Apoio Projeto De Interiores: Sunst studio - Berlim, Alemanha; Golden - Leeds, U
  • Equipe Do Concurso: Strelka KB - Katya Gavinskaya, Yana Petrova, Ekaterina Popova, Olga Yakovleva ; Nike - Anna Dobatkina, Evgeniy Vakhtin; Parerga - Paul Cetnarski
  • Cidade: Moskva
  • País: Rússia
Mais informaçõesMenos informações
Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 7 de 32
© Yuri Palmin

Nike Box MSK - novo centro cultural e esportivo projetado por KOSMOS Architects e Strelka KB

O Box MSK, no famoso Parque Gorky, em Moscou, torna-se um marco para a cidade. “A Nike está entusiasmada para criar uma nova instalação de referência em um parque mundialmente famoso e deixar um legado para os jovens de Moscou. A parceria com talentos locais e o foco no esporte e na cultura permitiram que o projeto se tornasse significativo para a cidade e mantivesse uma conexão local única”- comenta Andy Walker, vice-presidente de criação da Nike EMEA.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 23 de 32
© Yuri Palmin
Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 26 de 32
Modelo Conceitual

Contexto do terreno: Moscou e Parque Gorky

Nos últimos anos, Moscou testemunhou um tremendo desenvolvimento em termos de espaços verdes públicos da cidade. Um dos principais catalisadores para a inovação e experimentação arquitetônica é o Parque Gorky, onde está localizado o novo centro esportivo Nike BOX MSK.

O Parque Gorky, o Central Park de Moscou, foi inicialmente projetado como uma exposição de realizações industriais e, desde então, sempre foi um local para a arquitetura mais experimental e inovadora. Marcos mais notáveis dos últimos anos - como o Garage Museum por OMA e Shigeru Ban -, estão localizados ao lado do terreno da nova Nike BOX MSK. Além de arte, cultura e lazer, o Gorky sempre foi popular para quem gosta de esportes e estilo de vida ativo, um dos melhores lugares para correr de manhã ou para praticar ioga.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 13 de 32
© Borsch
Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 28 de 32
Planta

A Nike Box MSK foi construída para melhorar ainda mais a infraestrutura esportiva do parque e ajudar a promover o esporte e o estilo de vida ativo entre os visitantes e os moradores de Moscou.

O espaço de 4700 metros quadrados estará aberto durante todo o ano e oferecerá acesso gratuito a instalações esportivas e treinamento. Box MSK inclui quadras de futebol ao ar livre e de streetball, espaços cobertos e ao ar livre para treinamento e ioga, além de servir como base para o Nike Running Club de Moscou.
A Box MSK também se tornará um centro de criatividade, cultura e auto-expressão por meio da curadoria da programação e de parcerias.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 3 de 32
© Yuri Palmin

Imagem e inspiração: novas tecnologias e contexto local

A imagem da Box Msk abrange diversos temas e inspirações. A percepção geral do projeto refere-se à arquitetura anônima, utilitária e de infra-estrutura; A transparência e a modularidade inspiram-se nas membranas e nas suas tecnologias.

Por outro lado, o projeto é inspirado no contexto local da Rússia: bairros de casas feitas em painéis modernistas e os tradicionais “korobkas”. "Korobka" (Caixa em russo) é um pátio de recreio, enjaulado por cercas de proteção, é um típico detalhe urbano de qualquer periferia em uma cidade russa. Introduzido na ausência de outros lugares urbanos para brincar, "Korobka" simboliza a infraestrutura mínima necessária para esportes e a cultura esportiva urbana, ainda que romântica.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 2 de 32
© Yuri Palmin

Arquitetura

A aparência do projeto é definida por cinco princípios: transparência, abertura, ativação de todo o terreno, integração com o entorno e inspiração para o esporte.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 10 de 32
© Yuri Palmin

A estrutura aparente confere à edificação sua estética arrojada de "infraestrutura esportiva". A fachada transparente e a planta aberta proporcionam abertura ao projeto e integram-no na área verde do parque. As estruturas inclinadas ativam todo o terreno, permitindo que as pessoas usem o telhado e diferenciem as atividades que acontecem nas laterais. A paisagem magenta viva e os interiores dão energia e inspiram as conquistas esportivas.

A fachada com a treliça tridimensional de metal funciona como uma membrana entre o espaço interior e o parque, deixando entrar o ar, a luz e as pessoas. A estrutura é transparente e assim revela todos os processos internos: até a sala com todas as suas instalações e núcleos é completamente visível da rua.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 11 de 32
© Yuri Palmin

Além de criar transparência visual, a estrutura a céu aberto permite que as árvores cresçam livremente através da edificação, o que permite integrar a estrutura do parque sem prejudicar a natureza. Nos dias de sol, os limites da obra oferecem proteção solar e cobrem a paisagem ao redor da fachada com sombras ornamentais.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 6 de 32
© Yuri Palmin

Todo o terreno em torno do projeto é um playground contínuo. Ele é coberto com borracha esportiva magenta vermelha e incorpora campos esportivos, árvores e colinas que servem como assento para os espectadores. A borracha continua dentro da edificação também, criando uma experiência unificada interna e externa.

Outro espaço público importante, além da paisagem do parque infantil magenta, é a cobertura da Nike BOX Msk. A fim de maximizar o espaço para a atividade pública e devolver ao parque todo o impacto causado pelo projeto, ela foi concebida como um espaço acessível onde podem ser realizadas aulas de ioga, anúncios públicos, exposições e festas.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 25 de 32
Render

Planejar e organizar o espaço interior

A planta quadrada simples é dividida em 4 partes claras: hall de entrada, sala multiuso, closet, bloco de equipamentos. O layout é organizado por dois corredores de interseção, que criam um caminho livre em forma de cruz, conectando visualmente o interior com o exterior, permitindo que as pessoas circulem livremente pelo interior.

A divisória transformável permite unir o hall de entrada e a sala polivalente para eventos específicos, enquanto as paredes transparentes da fachada unem visualmente o interior com o parque circundante.

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 4 de 32
© Yuri Palmin

Concurso

O projeto Nike BOX MSK foi o resultado de uma competição organizada em 2017 pela Nike e pela Strelka KB, que tem incentivado o futuro do esporte urbano em Moscou.

O conceito vencedor proposto pela KOSMOS Architects foi avaliado e selecionado por um painel internacional que incluiu Ippolito Pestellini Laparelli (sócio do OMA), Andy Walker (vice-presidente de criação da Nike), Varvara Melnikova (CEO, Instituto Strelka; Sócio, KB Strelka; CEO, Afisha ), Denis Leontiev (Sócio e CEO, Strelka KB), Marina Lyulchuk (diretora do parque Gorky), Anton Belov (diretor do museu Garage de arte contemporânea), Giovanna Carnevali (arquiteta e urbanista, diretora do departamento de concursos da Strelka KB).

Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects - Imagem 12 de 32
© Borsch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Krimsky Val, 9, Moskva, Rússia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects" [Nike Box MSK / KOSMOS architects + Strelka KB + Strelka Architects] 19 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913128/nike-box-msk-kosmos-architects-plus-strelka-kb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.