Streetmekka Viborg / EFFEKT

Streetmekka Viborg / EFFEKT - Mais Imagens+ 48

  • Arquitetos: EFFEKT; EFFEKT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rasmus Hjortshøj
  • Colaboradores: BOGL, Rambøll, Thomas Andersen A/S
  • Consultores: Luke Jouppi, Lars Pedersen, Jonathan Linde, Copenhagem Bouldering, Nørlum
  • Cliente: Viborg Kommune e GAME com apoio financeiro de Realdania, Lokale- & Anlægsfonden, TrygFonden e NordeaFonden.
  • Cidade: Viborg
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Rasmus Hjortshøj

Descrição enviada pela equipe de projeto. Streetmekka é um novo destino cultural que oferece uma ampla variedade de instalações para esportes auto-organizados como parkour, skate, escalada, basquete, trial, além de uma série de oficinas personalizadas para produção musical, DJ, um estúdio de animação, laboratório de fabricação e vários estúdios de artistas e oficinas de madeira e metal.

© Rasmus Hjortshøj

Os espaços sociais e as áreas informais para encontros são distribuídos por todo o edifício e estrategicamente misturados às funções primárias, com base na noção de que a proximidade das atividades encoraja a participação.

© Rasmus Hjortshøj
Diagrama 06
© Rasmus Hjortshøj

Trazendo uma nova vida a prédios industriais abandonados
O edifício original já serviu como uma fábrica com moinho de vento e é um exemplo típico de um dos muitos armazéns ou fábricas de produção em massa do final dos anos 1960 e 70, encontrados em quase todas as zonas industriais suburbanas do hemisfério ocidental. Construídos a partir de painéis de concreto pré-fabricados ou aço corrugado, esses espaços industriais são percebidos como tendo pouco ou insignificante valor histórico, cultural e arquitetônico.

© Rasmus Hjortshøj

Em vez de adotar a abordagem tradicional e demolir o edifício, a EFFEKT quis explorar como reutilizar e reprogramar esse tipo de tipologia de construção pouco significante e principalmente introvertida de forma qualitativa e com um orçamento bastante limitado.

© Rasmus Hjortshøj

'Por mais desinteressante e cinzento que seja o exterior dessas caixas, elas geralmente contêm um impressionante espaço interno de magnífica escala e proporções quase semelhantes a catedrais, baseadas em um sistema estrutural repetitivo e ordenadamente organizado. Para nós, esse vasto espaço representava o único valor verdadeiro do edifício - e quisemos expor e destacar isso para o mundo' diz Tue Foged, sócio da EFFEKT.

© Rasmus Hjortshøj

'Nossa abordagem foi simplesmente remover as paredes em ambas as extremidades do edifício e colocar todas as funções administrativas e espaços de oficina em um lado da estrutura existente e as áreas de skate do outro lado, deixando o antigo espaço interno de fabricação intacto. Esta reorganização clara também equipa o edifício com um envelope e exterior completamente novo e nos permite trazer mais luz do dia através das duas novas fachadas de vidro, melhorando a conectividade com os espaços externos e as atividades' Foged continua.

© Rasmus Hjortshøj

Com muitos espaços industriais desocupados sendo incorporados na expansão urbana, essa abordagem pode ser replicada e pode abrir caminho para a revitalização de muitos outros edifícios abandonados que se deterioram ou cujo destino seria a demolição. Novos bairros podem se beneficiar desses marcos de patrimônio industrial para construir identidade e senso de lugar.

© Rasmus Hjortshøj

Alternativas individualizadas e auto-organizadas
O objetivo funcional do novo Streetmekka é criar uma série de espaços funcionais para fins esportivos, culturais e sociais organizados em uma rede programática altamente complexa. O objetivo é atender à crescente demanda por alternativas auto-organizadas e individualizadas em relação às atividades esportivas e culturais típicas de clube, apoiando a missão da GAME de atrair jovens locais e criar mudanças sociais duradouras através de esportes e cultura de rua, permitindo a integração desses jovens e fortalecendo-os em suas vidas futuras.

© Rasmus Hjortshøj
Planta - Térreo
© Rasmus Hjortshøj

“Tendo como meta um recorte demográfico amplo de pessoas de diferentes origens culturais, gênero, idade e interesses, nosso objetivo era criar um edifício aberto e acolhedor, aumentando o envolvimento e o engajamento. Conseguimos isso fazendo uma construção transparente com uma organização clara e bem definida, intuitiva para todos”, diz Foged. Ele continua: “Uma pegada anti-elitista e alinhada com a cultura pop permeia este híbrido entre uma instalação esportiva e centro cultural,ou seja,robusto o suficiente para ficar aberto ao público 24 horas por dia sem supervisão e onde os usuários estão no comando e tomam a iniciativa.”

© Rasmus Hjortshøj

Novas comunidades crescendo
O novo Streetmekka 2.0 é para todos. Não importa se você deseja participar, criar, passar um tempo ali ou observar – há um espaço designado para tudo e para todos. A ideia de expandir o programa original para incluir tantos tipos diferentes de atividades sob o mesmo teto baseia-se na noção de que a coexistência gera novas sinergias e novas relações sociais. Além disso, expõe os visitantes a novos tipos de atividades com as quais talvez eles nunca entraram em contato, incentivando um engajamento futuro.

© Rasmus Hjortshøj

Os laboratórios de fabricação e as áreas de oficina permitem que os usuários desenvolvam e reconfigurem continuamente a instalação. Streetmekka Viborg não é estático em termos de programa nem em aparência física. Ele continuará a evoluir com os usuários – tanto a curto prazo (devido às fachadas animadas e à arte de rua) quanto a longo prazo (quando novos programas forem adicionados e antigos removidos).

© Rasmus Hjortshøj

Paisagem urbana interna
O conceito arquitetônico é baseado na ideia de uma paisagem urbana interna. O projeto abre o edifício industrial introvertido e transforma o impressionante espaço central da fábrica em um novo tipo de espaço interno: uma paisagem urbana coberta e aberta para o exterior. O conceito de paisagem urbana é usado para definir e organizar as várias funções e relacioná-las com requisitos específicos, como qualidade espacial, luz natural, materialidade e zonas de temperatura.

© Rasmus Hjortshøj

O novo volume é então envolvido por uma pele funcional de policarbonato translúcido, dando a aparência de um edifício leve e acolhedor, a qual também serve como uma tela gigante para os artistas visuais locais exibirem e projetarem sua arte, mas também diferencia claramente o edifício dos restantes edifícios industriais circundantes. Streetmekka é o primeiro lote de Viborg a ser transformado e funcionará como um catalisador para a vida urbana no bairro.

© Rasmus Hjortshøj

A paisagem circundante torna-se a extensão natural dos espaços internos com vários esportes de rua e funções culturais situadas numa área verde recreativa que liga o local ao centro da cidade através de um futuro caminho de pedestre e de ciclistas.

© Rasmus Hjortshøj

Custo
A preservação da estrutura original e a reutilização e o upcycling dos materiais possibilitaram realizar a reforma com um custo muito baixo. Muitos dos componentes originais também foram reaproveitados como elementos de mobiliário para as atividades de parkour e espaços de estar. O custo final do edifício foi de aproximadamente um terço de um tradicional pavilhão desportivo.

© Rasmus Hjortshøj

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:8800 Viborg, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Streetmekka Viborg / EFFEKT" [Streetmekka Viborg / EFFEKT] 12 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913007/streetmekka-viborg-effekt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.