Masterplan Villa Industria / Mecanoo

Masterplan Villa Industria / Mecanoo - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Mecanoo; Mecanoo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  74000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rollecate, Straatman, Van EE staalspecialisten, Westerveld en Nederlof, Ytong
  • Engenharia Estrutural: ABT b.v., Delft; Goudstikker de Vries, Almere
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Viac Installatieadviseurs, Houten
  • Física: Nex2us, Bergen op Zoom
  • Cliente: Heijmans, Amersfoort; De Alliantie, Hilversum
  • Artista: Berend Strik
  • Programa: Masterplan para 357 habitações, 400 m2 de pequenos negócios e 4000 m2 de instalações desportivas, num total de 74000 m2.
  • Cidade: Hilversum
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Mecanoo

Identidade reconhecível

Com seus edifícios industriais característicos, o antigo local da Companhia Regional de Fornecimento de Energia em Hilversum sempre teve sua própria identidade. O local da fábrica de gás estava originalmente situado fora do perímetro da cidade, mas gradualmente ficou cercado por empreendimentos residenciais. Com a realocação das fábricas de gás, surgiu a oportunidade de reconstruir o local e dar-lhe um novo nome: Villa Industria.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Mecanoo criou um masterplan para 357 moradias, empresas de pequena escala e instalações esportivas. Inspirada pela herança industrial do terreno, mais uma vez, a área tem uma identidade reconhecível.

Cortesia de Mecanoo

Ambiente verde

O plano urbano prioriza o espaço público para pedestres e ciclistas. Os estacionamentos são recuados e liberam espaço para um ambiente verde com recursos de água e um parque localizado centralmente.

Implantação

Um conjunto atraente de três edifícios residenciais cilíndricos refere-se aos antigos gasômetros que ficavam no local. A piscina existente foi reclinada em tijolo, aço e vidro, de modo a adequar-se à estética do novo edifício. Colunas robustas de aço sustentam um novo pavilhão desportivo e academia, construído no topo da piscina.

Cortesia de Mecanoo

Casas modernas com telhados semi-circulares estão situadas no local de um antigo armazém com uma forma semelhante. Os edifícios no perímetro da Villa Industria têm a mesma altura que a área residencial circundante. Os pátios consistem em jardins privados com um caráter íntimo.

Cortesia de Mecanoo

Coerência e diversidade

A arquitetura da Villa Industria tem uma materialização harmoniosa, uma linguagem de design escultural e detalhamento industrial. Materiais frios, como aço e vidro, são combinados com materiais quentes, como tijolos vermelhos com um sutil relevo.

Cortesia de Mecanoo

A aplicação dos mesmos tijolos para cada edifício cria coerência, enquanto variações nos tamanhos de tijolos e técnicas de alvenaria, ornamentos e objetos especiais proporcionam diversidade. Os detalhes de cada edifício referem-se à história particular do local da fábrica de gás e contribuem para o caráter industrial do novo bairro.

Cortesia de Mecanoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Masterplan Villa Industria / Mecanoo" [Masterplan Villa Industria / Mecanoo] 10 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912914/masterplan-villa-industria-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.