Casa Kaleidos / Taller Estilo Arquitectura

Casa Kaleidos / Taller Estilo Arquitectura - Mais Imagens+ 25

Centro, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  275
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Cemex, Comex, Llano de la Torre, Tecnolite, URREA
  • Arquitetos Responsáveis: Víctor Cruz Domínguez, Atahualpa Hernández Salazar, Luis Estrada Aguilar
  • Construção: Taller Estilo Arquitectura: Carlos Canto Trujillo, Juan Diaz Cab
  • Cálculo Estrutural: Rafel Domínguez Barjau
  • Equipe De Desenho: Silvia Cuitún Coronado, Daniel Rivera Arjona
  • Cidade: Centro
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© David Cervera

"Como criar uma residência unifamiliar, funcional e fora do convencional, em um lote com dimensões de 4 por 69 metros e não ficar apenas na tentativa?"

Este foi o nosso desafio ao projetar a casa Kaleidos.

© David Cervera

A proporção entre largura e profundidade de 1 para 17 do lote não representou um impedimento no trabalho de criar uma residência única, inovadora, de grande espacialidade e que faz dos materiais que a conformam seus melhores aliados no objetivo de criar uma proposta contemporânea que resolve em 280 m2 uma residência funcional de três dormitórios.

© David Cervera
© David Cervera

Nossa proposta: tirar proveito das dimensões e criar em toda a longitude do lote uma experiência sensorial. Descobrir espaço por espaço por meio de um percurso sinuoso que nos pegue pelas mãos e que, ao invés de tomar o caminho mais curto para ligar dois pontos, nos faça descobrir a casa pouco a pouco, tudo isso acompanhado de mudanças de materiais, escala, iluminação e transições entre o interior e o exterior.

© David Cervera

No terreno existia uma estrutura que data dos anos 70 e que se encontrava em bom estado de preservação, o que nos fez optar por inclui-la no projeto, readaptando seu uso. Já que pretendíamos que a materialidade fosse um elemento determinante para a imagem final do projeto, optamos por definir claramente as duas épocas através de seus materiais.

A parte antiga conserva seu caráter tradicional, com dois espaços claramente delimitados e cujas paredes e sofitos estão revestidos em estuque com pintura e os pisos são de uma massa característica da região.

© David Cervera

A estrutura nova se transforma em uma caixa interna monolítica com apenas uma perfuração semi-circular estrategicamente posicionada para permitir a entrada de iluminação e ventilação natural.

Paredes e sofitos foram feitos de concreto cinza polido, da mesma forma que o piso do térreo, enquanto no pavimento superior o concreto foi martelado para criar uma textura que da uma sensação mais aconchegante para o espaço.

© David Cervera
© David Cervera

Dentro da casa não existem fechamentos ou desníveis e os espaços privados e de serviço foram delimitados com paredes de vidro refletor de tal modo que permitem a visão do interior para o exterior, mas no exterior só se vêem reflexos. Como em um caleidoscópio, uma série de espelhos localizados estrategicamente dentro de um tubo criam uma ilusão ótica que, junto às paredes, ajudam a criar um jogo infinito de reflexos que variam durante todo o dia com a luz e sombra que entram pela perfuração semi-circular do jardim interno e a escada escultórica para acessar a área privada.

© David Cervera

As duas áreas principais que datam de diferentes épocas se conectam através de um pátio semi-fechado que cria o primeiro acesso do percurso dos 69 metros e serve de transição entre as duas áreas. Esse pátio é uma pausa entre a primeira impressão e o espaço que estamos a ponto de descobrir.

A solução arquitetônica da Casa Kaleidos tem como resultado uma residência única, contemporânea, cheia de surpresas e sensações espaciais que fazem da vida diária um prazer apesar do desafio de trabalhar em um lote com dimensões tão particulares.

© Elías Collí Medina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Kaleidos / Taller Estilo Arquitectura" [Casa Kaleidos / Taller Estilo Arquitectura] 08 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912542/casa-kaleidos-taller-estilo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.