Espaço Nexus / Fleury Arquitetura

Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Janela, VigaEspaço Nexus / Fleury Arquitetura - FachadaEspaço Nexus / Fleury Arquitetura - Janela, FachadaEspaço Nexus / Fleury Arquitetura - Janela, VigaEspaço Nexus / Fleury Arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcelor Mittal, Braston, Cerâmica Seleta, Erco, Formica, Madeplast, Montelle Elevadores, Roma Artefatos Metálicos Ltda., Securit, Tec Line Esquadrias
  • Arquiteto Responsável: Lucio Fleury
  • Colaboradores: Arqt. Prof. Dr. J.L. Fleury de Oliveira e Rayssa Fleury de Oliveira
  • Cálculo De Concreto E Metálica: Benedictis Engenharia
  • Jardim Sobre A Laje De Cobertura: Peter Webb
  • Cidade: Santo Amaro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício foi concebido para abrigar o acervo de uma artista e também para o convívio com outros profissionais das artes. Junto a uma das divisas foi feita uma parede de alvenaria estrutural que funciona como grande painel expositivo. Do outro lado o edifício é constituído por um modulo de estrutura metálica, com 2,5m de largura, onde se concentram todos os serviços e a circulação vertical. Ao mesmo tempo, com alguns módulos vazios, esta estrutura cria um pé direito triplo para marcar a entrada e o espaço por onde percorre a escada. A vedação deste vazio, na face sul, é feita pela cortina de vidro que permite iluminação indireta abundante.

Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Janela, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

O espaço expositivo acontece no vão de 5,5m entre a empena e a estrutura metálica ao longo de 25m de comprimento. O pavimento térreo tem um pé direito mais acolhedor nas extremidades. O pavimento superior é composto por dois mezaninos e uma passarela que conformam um vazio central com pé direito duplo. O pavimento da cobertura é composto por um ático que abriga o atelier cercado por um jardim cultivado em substrato feito a partir do corte de grama de outro terreno. O jardim foi concebido para não sobrecarregar a laje e não dar manutenção para cultivo e rega.

Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Janela, Viga
© Pedro Napolitano Prata
Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Imagem 23 de 28
Planta - Pavimento Superior
Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Janela, Viga
© Pedro Napolitano Prata

A sustentabilidade norteou o projeto do início ao fim e aparece em diversos fatores. Além do jardim na cobertura, toda a pavimentação da área externa do térreo é feita com piso permeável. Assim a água da chuva que não é retida pelo jardim da cobertura é toda absorvida pelo terreno sem sobrecarregar as redes públicas. Todas as instalações de elétrica e hidráulica foram feitas aparentes. Além de facilitar a manutenção, geram menos resíduo no canteiro de obras e agilizam a construção.

Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Janela, Viga
© Pedro Napolitano Prata
Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Imagem 27 de 28
Corte Transversal BB
Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Fachada, Viga
© Pedro Napolitano Prata

A iluminação natural é controlada com a cortina de vidro voltada para a face sul e grandes beirais que protegem o restante do edifício. Venezianas reguláveis também ajudam a controlar a incidência de luz direta e a ventilação natural. A acessibilidade é garantida por um elevador que comunica os três pisos e um banheiro adaptado. Na cobertura do módulo de serviços foi feita uma laje técnica que sustenta reservatórios de água, bomba de comunicação com os reservatórios no subsolo, painéis solares e casa de máquina.

Espaço Nexus / Fleury Arquitetura - Janela, Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santo Amaro, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Nexus / Fleury Arquitetura" 24 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912391/espaco-nexus-fleury-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.