Habitação Social em Abragão / fala

Habitação Social em Abragão / fala - Janela, FachadaHabitação Social em Abragão / fala - JanelaHabitação Social em Abragão / fala - Janela, Jardim, FlorestaHabitação Social em Abragão / fala - CorrimãoHabitação Social em Abragão / fala - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: fala; fala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Loureiro
  • Engenharia: Fala Atelier
  • Paisagismo: Pomo.pt
  • Equipe De Projeto: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Julia Andreychenko, Rute Peixoto, Lera Samovich, Paulo Sousa
  • Cidade: Penafiel
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A fábrica que parecia uma casa para se encaixar em seu contexto, ideia do proprietário original, foi transformada num bloco de habitação social que se assemelha a uma fábrica. Uma insinuação arquetípica e existencial.

Habitação Social em Abragão / fala - Janela, Jardim, Floresta
© Ricardo Loureiro

A geometria da planta começa a partir do alinhamento colunas pré-existentes. O eixo, descentrado devido aos diferentes tamanhos das máquinas que originalmente ocupavam o espaço, forneceu uma matriz; a partir desse ponto, as geometrias foram achadas e intersectadas na regra.

Habitação Social em Abragão / fala - Imagem 11 de 22
© Ricardo Loureiro
Habitação Social em Abragão / fala - Imagem 18 de 22
Planta
Habitação Social em Abragão / fala - Corrimão
© Ricardo Loureiro

Seis quartos quadrados, um deles dividido em dois espaços triangulares, uma curva e uma pequena dobra. Regras, excepções e simetrias desequilibradas foram impostas. Uma sequência de portas azuis igualmente distanciadas, as três colunas de betão e a viga brutal criam uma sensação de continuidade ao longo dos diferentes apartamentos.

Habitação Social em Abragão / fala - Cadeira

A fachada é displicente e ordenada, seguindo as regras ditadas pela planta. O volume branco é enfatizado pela grelha aparentemente regular de janelas idênticas; os tubos de queda são exuberantemente empregados. A cornija pintada, a rudeza da textura branca, a repetição da mesma abertura e a porta azul de escala doméstica suportam uma linguagem. A economia de meios é apenas a contra-parte da retórica imposta pela planta.

Habitação Social em Abragão / fala - Janela, Fachada
© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Penafiel, 4560 Penafiel, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Habitação Social em Abragão / fala" 04 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912331/habitacao-social-em-abragao-fala-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.