Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier

Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier - Cama, DormitórioCasa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier - Janela, Escada, CorrimãoCasa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier - Iluminação, Cama, DormitórioCasa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier - Imagem 5 de 42Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier - Mais Imagens+ 37

  • Paisagismo: Baldios Arquitectos Paisagistas
  • Mobiliário: Marco Sousa Santos
  • Clientes: Burel Mountain Originals
  • Artista: Bartolomeu de Gusmão
  • Equipe De Projeto: Simão Botelho, Tânia Oliveira, Joana Presépio, Jacinta Fialho
  • Cidade: Manteigas
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova intervenção na Casa de São Lourenço é indissociável da construção da rede de Pousadas de Portugal, em particular da Pousada de São Lourenço, inaugurada em 1948 na Serra da Estrela, a 1200 metros de altitude, debruçada sobre o vale Glaciar do rio Zêzere. Este plano ambicioso tinha como objetivo a promoção da cultura e dos costumes das várias regiões de Portugal, combinando, para isso, o trabalho de arquitetos modernos com práticas tradicionais dessas regiões.

Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier - Janela, Iluminação
© Fernando Guerra | FG+SG

A intervenção atual mantém os princípios do projeto original, procurando clarificar e hierarquizar as diferentes intervenções a que o edifício foi sujeito, e dá resposta às exigências e ambições do serviço e identidade de um hotel de 5 estrelas. A nova construção, em betão à vista, funciona como um dispositivo de observação e contemplação, recuperando a relação entre os hóspedes e a paisagem, a partir de qualquer espaço do hotel.

Axonométrica do Quarto

A sua geometria simples e racional permite a criação de grandes envidraçados e espaços exteriores generosos em todos os quartos e áreas sociais. A utilização do burel, de fabrico local, e a reutilização dos desenhos e mobiliário originais tornam-se a linha condutora que dá unidade aos múltiplos espaços e ambientes contemporâneos criados, em sintonia com a história e a paisagem que envolvem o novo hotel.

Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier - Cama, Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:6260 Manteigas, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel / Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier" 01 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912285/casa-de-sao-lourenco-nil-burel-panorama-hotel-site-specific-arquitectura-plus-p-06-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.