Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade

Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - FachadaCasa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Sofá, Mesa, CadeiraCasa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - JanelaCasa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - FachadaCasa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Mais Imagens+ 18

  • Arquiteto Responsável: Luís Rebelo de Andrade
  • Arquitetura: Luís Rebelo de Andrade, Joana Varajão, Filipe Ferreira
  • Projeto De Estruturas: Tisem
  • Projeto Passive House: Universidade de Aveiro - decivil
  • Projeto Fotovoltaico: Wayse
  • Coordenação De Obra: João Júlio Loureiro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Floresta
© Tiago Rebelo de Andrade

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Herdade da Considerada é uma extensão de terreno árido, com 500 hectares, a cerca de sete quilômetros de Alcácer do Sal, onde imperam sobreiros e pinheiros mansos. A paisagem resultante é uniforme em todas as direções, sendo mais fácil perder o carro na Herdade da Considerada do que no parque de estacionamento de um hipermercado. Dessa experiência, germinou uma ideia fulcral que presidiu a todo o projeto: na ausência dos marcos geodésicos – que a natureza não propôs para a Herdade da Considerada – é a arquitetura a fazer as vezes dos pontos de referência que desde eras primordiais guiaram os homens, complementado a paisagem com um edifício de abrangente visibilidade.

Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Janela
© João Guimarães - JG Photography

Foi assim que nasceu uma casa vermelha e o seu armazém agrícola, implantados de forma a receber a melhor exposição solar. Com duas águas, portas e janelas, o desenho exterior da casa parece tão infantil como aqueles que as crianças começam a fazer ainda antes da escola primária. Esta aparente simplicidade assenta, na verdade, num imaginário colectivo e romântico que todos partilhamos: o da casa na pradaria, o da vida dos pioneiros e dos conquistadores do oeste americano, tantas vezes retratado nos westerns e que perduram na nossa memória constitutiva, a despeito do tempo e da consciência intencional que possamos ter deles. De menor dimensão e com apenas uma água virada a sul, o armazém agrícola serve de alojamento às alfaias e máquinas agrícolas e é onde se encontram instalados os painéis solares e os termo-colectores que tornam a casa 100% autônoma. Para garantir a construção de uma Passive House houve uma colaboração com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.

Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Fachada
© João Guimarães - JG Photography

Privilegiando também a sustentabilidade energética, a escolha do sistema construtivo foi também muito importante, tendo-se optado pelo Xlam, de forma a minimizar o tempo e custo de construção. Este sistema permite também um excelente isolamento térmico e garante uma alta resistência ao fogo e um bom isolamento acústico. Devido à localização do projeto, criaram- se infra-estruturas de águas e esgotos independentes à rede de saneamento pública, sendo o abastecimento feito a partir de um furo.

Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Sofá, Mesa, Cadeira
© Carlos Cezanne
Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Imagem 21 de 23
Plantas e Elevação
Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Imagem 12 de 23
© João Guimarães - JG Photography

O interior da casa, com ambientes simples, confortáveis e tradicionais, paredes e tectos brancos, soalho de madeira e casas de banho de mármore também branco, contrasta com a cor forte do exterior. As escadas centrais organizam e definem ambos os pisos sendo o inferior ocupado por todas as zonas comuns. Os espaços são contagiados com vistas da floresta e do rio com os seus flamingos, que são comuns na zona. 

Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade - Madeira, Janela, Cama, Dormitório
© Carlos Cezanne

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 3000 / Luís Rebelo de Andrade" 03 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912094/casa-3000-luis-rebelo-de-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.