Casa TP / dmvA architects

Casa TP / dmvA architects - Mais Imagens+ 19

Mechelen, Bélgica
  • Arquitetos: dmvA; dmvA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bart Gosselin
  • Arquitetos Responsáveis: Tom Verschueren, David Driesen, Jolien Debaets
  • Diretor: T. Plevoets
  • Construção: Dirk Van Hemelrijck
  • Cidade: Mechelen
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Bart Gosselin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa TP está localizada num bairro de classe trabalhadora em Mechelen. Uma mulher solteira com aptidão para jardinagem comprou uma pequena casa ao lado da igreja e pediu à dmvA para reconstruí-la. A cliente tinha o desejo de fazer agricultura urbana, o que não é comum no centro da cidade. Além disso, o lote tinha totalmente construído e a parte traseira era orientada para o norte, ficando na sombra da casa a maior parte do tempo. Viabilizar uma área verde atrás da casa parecia difícil devido à falta de luz solar. A dmvA, portanto, decidiu demolir a parte traseira do edifício, exceto por uma viga de aço. A viga inspirou-os a adicionar algumas vigas extras e colocar uma estufa no topo. Ao fazer a estufa literalmente flutuar, a dmvA encontrou uma solução para a falta de luz e garantiu que o pátio permanecesse leve e arejado. Ao abrir o terreno, gerou-se uma bela vista da estufa, ou primeiro andar, com a igreja como decoração urbana.

© Bart Gosselin
Planta - 1º Pavimento
© Bart Gosselin
Planta - 2º Pavimento

Como há menos luz chegando ao térreo devido à orientação da casa, a dmvA colocou o quarto no térreo e a sala de estar no andar de cima. Perto do pátio há um pequeno espaço que também pode ser usado como um quarto no futuro. Removendo todas as paredes internas e criando espaços abertos, a casa parece maior do que é, apesar de sua pequena área. As escadas foram sempre posicionadas ao lado do edifício para que os espaços abertos não fossem interrompidos. Há pouco tempo, houve uma adição no segundo andar. O dmvA removeu essa parte novamente, restaurando o edifício à sua forma original e construindo um terraço na cobertura. As fachadas do edifício são caiadas de branco, para que as cicatrizes das paredes continuem aparecendo e a história do edifício não seja completamente coberta.

© Bart Gosselin
Corte Esquemático
© Bart Gosselin

Onde a porta da garagem e o portão de entrada costumavam estar, a dmvA criou um espaço aberto até o pátio. O resultado é um espaço ao ar livre coberto debaixo da casa, onde o carro pode ser estacionado. O espaço é fechado por um portão com aletas de aço num ângulo de 45 graus. Esse tipo de portão oferece privacidade suficiente, mas ainda dá uma sensação de claridade e abertura. Anteriormente, o canto escuro no portão era um ponto problemático na rua, mas com a intervenção do dmvA, o mesmo ponto revitalizou a rua. A dmvA não apenas criou uma casa que atendeu aos desejos da proprietária, mas a reforma também levou a um renascimento da rua.

© Bart Gosselin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa TP / dmvA architects" [House TP / dmvA ] 28 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912086/casa-tp-dmva-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.