Bart Gosselin

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

O que é preciso saber antes de começar um projeto de reforma

À medida que a tecnologia avança, arquitetura e construção também avançam. Arquitetos, designers e projetistas ao redor do mundo agora têm infinitas ferramentas e recursos para projetar e construir as cidades de hoje e do futuro. Por mais promissor que isso possa parecer, as novas construções também estão consumindo os limitados recursos do nosso planeta mais rapidamente do que podemos reabastecê-los.

Essa situação deixa os arquitetos com uma responsabilidade importante: a reabilitação e reutilização do ambiente construído existente. Isto significa utilizar o desenho e o pensamento criativo para preservar e incorporar edifícios antigos ou históricos existentes atualmente no presente e no futuro das nossas cidades, adaptando-os através de métodos criativos e sensitivos.

Estrutura e revestimentos translúcidos: como projetar uma estufa?

© Anna Beeke© Markus Bertschi© Bart GosselinCourtesy of RicharDavidArchiteckti+ 22

Desde, pelo menos, a época da Roma Antiga, os seres humanos reconhecem o valor do que agora é conhecido como "agricultura em ambiente controlado", permitindo aos agricultores cultivar plantas durante todo o ano, e não somente em determinadas estações. Embora tenham sido inventadas há centenas de anos, as estufas continuam a ser o meio mais popular de agricultura em ambientes controlados atualmente, com inovações em tecnologia e design que melhoraram a beleza e a eficiência dessa tipologia. Abaixo, exploraremos em detalhes a história e a estrutura das estufas, bem como vários exemplos de projetos de estufas inovadores e experimentais.

Casa TP / dmvA architects

© Bart Gosselin© Bart Gosselin© Bart Gosselin© Bart Gosselin+ 24

Mechelen, Bélgica
  • Arquitetos: dmvA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

Pátios, salas de espera e recepções: 43 exemplos de arquitetura hospitalar

© Tiago Casanova© Andrés Valbuena© Neave Bozorgi© JUNGLIM Architecture+ 44

Hospitais e projetos relacionados à saúde devem seguir diretrizes específicas baseadas nas normas e legislação de cada país. Essas diretrizes facilitam o processo de projeto de espaços de alta complexidade, como áreas de cirurgia, hospitalização, diagnósticos, laboratórios e circulações.

Existem alguns espaços, no entanto, que permitem maior grau de liberdade projetual: salas de espera, áreas de recepção e espaços ao ar livre. Estes são espaços que têm potencial de expressar o caráter do hospital e criar atmosferas desejáveis. Para inspirar você em seus próximos projetos, selecionamos 43 exemplos que mostram como a criatividade e a qualidade de um espaço andam junto com a funcionalidade.

Convento Lorette - Apartamentos Drbstr / dmvA

© Bart Gosselin© Bart Gosselin© Frederik Vercruysse© Bart Gosselin+ 21

  • Arquitetos: dmvA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4735
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014

Centro Médico do Centro Educativo Universidade Erasmus / Claus en Kaan Architecten

© Sebastian van Damme© Bart Gosselin© Sebastian van Damme© Bart Gosselin+ 15

Rotterdam, Outro
  • Arquitetos: KAAN Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  34000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013