Residência GSM / OTP arquitetura

Residência GSM / OTP arquitetura

Residência GSM / OTP arquitetura - Fachada, ConcretoResidência GSM / OTP arquitetura - FachadaResidência GSM / OTP arquitetura - Viga, JanelaResidência GSM / OTP arquitetura - Janela+ 23

  • Arquitetos: OTP arquitetura; OTP arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias :Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  EBS tijolos, Japan Glass, Kpiscina, Mastersol, Unique
  • Arquitetos Responsáveis : Pedro Prado , Raphael Takano e Arthur Oishi
  • País : Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi concebido com uma releitura de uma casa tradicional de fazenda, procurando trazer elementos tradicionais como alpendre, pátio, telhado de duas águas, beiral combinado a uma concepção contemporânea. O partido nasce da proposta de preservação das condições naturais do sitio.

Residência GSM / OTP arquitetura - Janela, Porta, Fachada
© Guilherme Pucci

Fora definido a cota média do terreno para implantação dos dois volumes, do lado esquerdo, o social, voltado para o declive e tirando proveito da vista com a piscina cravada em meia encosta. Já o volume direito, no qual se localiza a parte intima da residência fica voltada ao aclive, protegendo-a de ruídos e conferindo maior privacidade.

Residência GSM / OTP arquitetura - Viga, Banco, Janela, Terraço, Pátio
© Guilherme Pucci

Os dois volumes são conectados por uma laje de concreto com vedação de tijolo ecológico aparente, criando um contraste com os dois volumes brancos. Sob a laje conforma-se o hall de entrada da casa, responsável pela separação das funções sociais e intimas da residência.

Cortes

O partido procurou preservar a árvore, localizada no meio do terreno, constituindo um pátio central. Este é responsável pela organização espacial e de fluxos do projeto, além de garantir a melhor insolação e ventilação dos ambientes.

Residência GSM / OTP arquitetura - Fachada, Concreto
© Guilherme Pucci

A Volumetria da fachada principal é composta por dois volumes prismáticos pentagonais brancos, apenas com duas pequenas aberturas simétricas em contraste com o volume do hall de entrada, este tirando partido da materialidade do concreto e do tijolo cerâmico.

Residência GSM / OTP arquitetura - Fachada, Concreto, Jardim
© Guilherme Pucci

Já o volume social se caracteriza pela flexibilidade do ambiente e sua fluidez, integrando o pátio a área da piscina, voltada para o declive do terreno.

Residência GSM / OTP arquitetura - Fachada
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência GSM / OTP arquitetura" 24 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912045/residencia-gsm-otp-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.