O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Chile
  5. Polidura + Talhouk Arquitectos
  6. 2015
  7. Conjunto Habitacional Las Perdices / Gubbins Arquitectos, Polidura + Talhouk Arquitectos

Conjunto Habitacional Las Perdices / Gubbins Arquitectos, Polidura + Talhouk Arquitectos

  • 10:30 - 14 Março, 2019
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Conjunto Habitacional Las Perdices / Gubbins Arquitectos, Polidura + Talhouk Arquitectos
Conjunto Habitacional Las Perdices / Gubbins Arquitectos, Polidura + Talhouk Arquitectos, © Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

© Aryeh Kornfeld © José Miranda © José Miranda © Aryeh Kornfeld + 34

  • Arquitetos Colaboradores

    José Miranda, Alejandro Inostroza, Esteban Estay, Hernán Fournies, Juan Pablo Duarte, Angélica Gonzales, Christian Pizarro, Bruno Giliberto, Andres Briones, Loraine Smith, Pablo Montecinos
  • Promotor

    Ilustre Municipalidad De La Reina, Comité de Allegados de la Reina y Comité de Allegados de la Reina II
  • Construtora

    Constructora Serinco
  • Cálculo

    Mauricio Abella
  • Superfície do Terreno

    18.914 m2
  • Superfície Unidades

    59 m2
  • Valor Construção

    11UF/m2
  • Mais informações Menos informações
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

“O subsídio que entrega o Estado às famílias, é um investimento social que transforma a vivência em um bairro da capital que registra a mobilidade social. A partir desses conceitos toma-se a decisão de reduzir os recursos econômicos do projeto, em vez de entregá-lo concluído e consolidado, se decide entregar o interior dos apartamentos em condição de "obra habitável".  Os usuários serão responsáveis por completarem suas casas. A família receberá um ativo de capital no qual poderá investir, sem afetar o todo. Dessa forma, é possível atingir uma consolidação bem-sucedida do entorno, valorizando o bairro e construindo melhores condições para o desenvolvimento do capital social". (Arriagada, 2002)

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld
© José Miranda
© José Miranda

Produto de um concurso público desenvolvido em 2007, encomendado pelo Município de La Reina, o projeto fornece uma solução definitiva de habitação para 151 famílias da região.

© José Miranda
© José Miranda
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Inscrito no Programa de Fundo de Solidariedade Habitacional II da Divisão de Política Habitacional do MINVU, o projeto é destinado ao atendimento habitacional de famílias inseridas em 40% dos domicílios com maior vulnerabilidade e que, consequentemente, recebem subsídio do Estado. Ele deve se constituir em um investimento social que transforma a habitação em um ativo de capital que permite a mobilidade social das famílias. O objetivo do projeto é consolidar a moradia como capital, patrimônio e, por fim, bem durável e negociável.

Detalhe
Detalhe

As cidades mais inclusivas são construídas através de bairros socialmente integrados, e ter um solo urbano de qualidade garantirá a integração e a inclusão social de 151 famílias que sempre pertenceram à região da Reina. O projeto está localizado em lotes pertencentes ao Município que, apesar de possuir muito boa conectividade e valor em termos de terra, apresenta duas condições que foram decisivas na tomada de decisão do projeto; uma queda vertical de 5 metros, entre a Rua Las Perdices e o terreno, que também conta com aterros, e a existência de uma Linha de Alta Tensão, que gera uma faixa de proteção, impedindo a construção em grande parte do terreno.

Nós nos propusemos a transformar essas externalidades, consideradas negativas a partir do terreno, em aspectos positivos que fossem capazes de criar a identidade e o caráter do novo condomínio.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld
Planta - Condomínio
Planta - Condomínio
© José Miranda
© José Miranda

Com relação aos desníveis existentes, propõe-se trabalhar com muros de pedra que, além de constituírem a solução em termos estruturais como a contenção de terra, serão os elementos que darão identidade ao todo. Geralmente essa tipologia de projetos não possui recursos para manter áreas verdes, e estas são transformadas em grandes extensões de terra. A pedra, neste caso, é o pano de fundo como paisagem natural de um espaço público consolidado.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Habitacional Las Perdices / Gubbins Arquitectos, Polidura + Talhouk Arquitectos" [Conjunto Habitacional Las Perdices / Gubbins Arquitectos, Polidura + Talhouk Arquitectos] 14 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911833/conjunto-habitacional-las-perdices-gubbins-arquitectos-polidura-plus-talhouk-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.