Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Miguel Couto / Cité Arquitetura

Miguel Couto / Cité Arquitetura

© Fabio Fernandes © Fabio Fernandes © Fabio Fernandes © Fabio Fernandes + 60

  • Arquitetos: Cité Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 3660.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018
  • Fotógrafo Fotografias: Fabio Fernandes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ibratin, Portobello
  • Construção

    Campanha de Moraes
  • Colaboradores

    Lucia Andrezo, Thiago Pessoa, Felipe Deslandes, Erika Ribeiro, Leticia Burkardt, Francisco Meyer, André Caterina, Priscila Rubia, Julio Sartori, Alane Oliveira, Mariana Netto, Ana Terra Vettori
  • Consultoria em Restauro

    Quorum Rio
  • Topografia

    Meta Topografia
  • Fundação

    PFM Engenharia
  • Estrutura

    Abilitá Projetos Estruturais Ltda.
  • Instalações

    RD3 Engenharia
  • Instalações contra Incêndio

    Shaft Incêndio
  • Ar-Condicionado

    Consult-Ar
Mais informações Menos informações
© Fabio Fernandes
© Fabio Fernandes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção do projeto para este empreendimento comercial se materializa no retrofit de sobrados contíguos, de estilo arquitetônico típico do final do século XIX e começo do século XX, numa área central e nobre do Rio. O empreendimento dispõe de quatro lojas e sete salas comerciais, atendendo a demanda crescente do Centro do Rio e imediações. O projeto teve longa data de duração passando pelo patrimônio histórico e tendo muito cuidado com a edificação tombada ao lado, a Matriz de Santa Rita, além disso, por contar com um subsolo, o projeto também passou por um processo de arqueologia importante.

© Fabio Fernandes
© Fabio Fernandes

Determinantemente, tem-se a implementação da tecnologia no trato dos elementos arquitetônicos. A estrutura metálica foi pensada como redutor de esforços físicos incidentes nas fachadas históricas. Separando a estrutura das fachadas, foi possível a recuperação da última e maior liberdade no trato do interior da edificação, implementando-se halls de acesso às circulações verticais e espaços para salas comerciais e lojas, constituídas por subsolo, térreo e mezanino que auxiliam a manter a ativação da rua.

Planta Térreo
Planta Térreo

A nova estrutura metálica possibilitou a execução de um pavimento subsolo e, também, a perda do caráter estrutural dos baldrames originais. Permitiu, assim, a conservação dos mesmos, destacando o seu valor histórico através da manutenção in loco dos baldrames, que são estruturados por pilares metálicos, e do acondicionamento em invólucros no piso, de onde se abrem janelas.

© Fabio Fernandes
© Fabio Fernandes

A parte desmontada dos baldrames foi reaproveitada na composição de novas paredes, criando uma textura nova que remete aos materiais do passado. Os interiores foram projetados com os mesmos materiais externos através de uma releitura contemporânea de seus usos, texturas e tecnologias.

© Fabio Fernandes
© Fabio Fernandes

Otimizaram-se os espaços, resultando num total de quatro pavimentos em contraposição aos dois originais. Para o pavimento superior, composto pelas sete salas comerciais, foi proposto o rebaixo da laje próximo às fachadas de modo a permitir o acesso das fenestras e sacadas históricas, garantindo o seu uso diante da reconversão da edificação. A concepção de uma claraboia, além de remeter ao estilo da época dos sobrados, interage com o mezanino e os vãos da fachada, favorecendo a circulação da luz natural.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Rua Miguel Couto – Centro – Rio de Janeiro, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Miguel Couto / Cité Arquitetura" 07 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911758/miguel-couto-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.