Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Edificio Purpurina / MDAD - Matheus Diniz Arquitetura e Design

Edificio Purpurina / MDAD - Matheus Diniz Arquitetura e Design
© Gustavo Magalhães
© Gustavo Magalhães

© Gustavo Magalhães © Guilherme Pucci © Guilherme Pucci © Gustavo Magalhães + 25

Vila Madalena, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Gustavo Magalhães, Guilherme Pucci
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    ABC Cook, Aço Verical, Divina madeira, Garni Gás, INFE, JDO Construções Rústicas, Lajes sai, Mekanix elevadores, Speedtemper, Tespe Soluções, thyssenkrupp
  • Arquiteto Responsável

    Matheus Diniz
  • Ano do projeto

    2018
  • Projeto estrutural - Estrutura metálica

    Christian Coletti Tini
  • Projeto estrutural - Concreto e fundações

    Mauro Cassio
  • Projeto elétrico

    Cedryk P. R. Vallini
  • Projeto de adaptação e interiores

    Denis D’Orazio
  • Construção

    JJR Engenharia
Mais informações Menos informações
© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Purpurina foi construído na Vila Madalena em São Paulo, um bairro boêmio em processo de intensa transformação. O Lote do edifício, apesar de ser de esquina e ter grande destaque no bairro, é de difícil ocupação por conta de suas dimensões reduzidas. Apostando no potencial do terreno, o proprietário pediu um projeto para um edifício flexível, que no fim acabou sendo ocupado por um bar/restaurante de steaks e hambúrgueres com temática surf.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

A partir de um estudo do entorno, foi estabelecido que a esquina, antes completamente murada, seria aberta e livre de obstáculos para a passagem de pedestres. Para que isso não prejudicasse o potencial construtivo oferecido pelo terreno, se escolheu deixar os pavimentos acima do térreo em balanço sobre esta área livre. A estrutura metálica foi uma escolha lógica neste caso, com os benefícios adicionais de ser de rápida execução e ter um resultado estético memorável.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Para realçar a solução estrutural e construtiva do edifício, foi escolhido o fechamento em vidro e as lajes em painéis treliçados de concreto pré-moldado. Como resposta à orientação solar da fachada lateral, foram desenhados brises metálicos com chapas de policarbonato alveolar refletivo. Os brises não só protegem do sol da tarde os espaços internos como formam um elemento estético que transforma a luz ao longo do dia; já à noite deixam o edifício com o aspecto de uma grande lanterna. Completando a linguagem industrial da edificação, o térreo foi fechado com um grande portão recuado de enrolar e painéis basculantes em chapa metálica.

© Gustavo Magalhães
© Gustavo Magalhães
Planta - Primeiro pavimento
Planta - Primeiro pavimento
© Gustavo Magalhães
© Gustavo Magalhães

Em uma negociação com o imóvel vizinho, removemos o muro lateral no recuo frontal da edificação, transformando a ambiência urbana deste trecho de calçada e garantindo que o prédio fosse visível para quem desce a rua Purpurina. Em conjunto com a esquina livre de obstáculos, essa gentileza transformou o aspecto do cruzamento e descongestionou visualmente este pequeno trecho da cidade. Internamente foi mantida a conexão visual entre os pavimentos com uma escada metálica de desenho leve e transparente, coroada por uma grande abertura zenital de vidro que traz ainda mais luz para o interior do edifício.

© Gustavo Magalhães
© Gustavo Magalhães

Por ser convidativa e confortável, o uso da escada acaba sendo priorizado e o uso do elevador pode ficar restrito para casos onde os usuários são pessoas com deficiências, idosos ou pessoas com carrinhos para crianças.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: R. Purpurina & R. Delfina - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05435-030, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edificio Purpurina / MDAD - Matheus Diniz Arquitetura e Design" 10 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911539/edificio-purpurina-mdad-matheus-diniz-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.