Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Cadeira, JanelaPanorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Cadeira, JanelaPanorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Janela, CadeiraPanorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Janela, CadeiraPanorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho; Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coral, Holambelo, Móveis Brum, San Martin Antiquário, Strufaldi, Takono
  • Paisagismo: Cacá Cabral (Avenca Paisagismo)
  • Arte: Luís Matuto
  • Serralheria: Roberto Vianini
  • Arquitetos Responsáveis: Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho
  • Cidade: Floresta
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Janela, Cadeira
© Ronaldo Melo Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com apelo gastronômico e cultural, a rua Sapucaí está localizada no coração de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Adotada como o novo mirante da cidade, o visitante se surpreende com o skyline da cidade, construções históricas do início da capital e com os murais de diversos artistas produzidos pelo festival C.U.R.A nas empenas cegas dos edifícios. A partir destes pontos, optou-se por chamar a pizzaria de PANORAMA.

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Cadeira
© Ronaldo Melo Fotografia

O projeto, implantado em um antigo apartamento no segundo pavimento de um edifício, teve como principais premissas os seguintes pontos: relação Contemporâneo x Art déco; permeabilidade visual com o exterior (ênfase no diálogo com a paisagem); minimização de construções/demolições durante a obra; fluxograma para atendimento e preparo de alimentos; experiência do usuário (Via pública/ Escadaria/ recepção/ paisagem/ bar/ mesa).

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Ronaldo Melo Fotografia
Planta
Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Cadeira
© Ronaldo Melo Fotografia

No acesso, feito através da escadaria, foi aplicada um revestimento em "lambe-lambes" produzidos pelo artista Luís Matuto com motivos tradicionais de Belo Horizonte, se tornando um ambiente de transição entre a rua e o estabelecimento.

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Imagem 17 de 28
© Ronaldo Melo Fotografia

Na chegada ao segundo piso o cliente se depara com o grande salão, cujo piso em peroba rosa e pau-ferro foi completamente restaurado, assim como os ladrilhos hidráulicos da época. Com uma paleta de cores inspirada no Art déco, o ambiente traz um contraste com a agitação da vida urbana da rua Sapucaí. O projeto paisagístico, assinado pela Cacá avenca, trouxe ao ambiente suavidade e leveza com vasos suspensos junto ao teto. A adega, feita a partir da demolição da parede entre dois armários embutidos, foi construída utilizando-se portas de enrolar antigas. 

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Janela, Cadeira
© Ronaldo Melo Fotografia

Optou-se por criar um ambiente de bar contemporâneo, com grelhas projetadas a partir de uma malha retangular (em alguns pontos espelhada), buscando criar uma sensação de profundidade no ambiente. As bancadas em, em granito Dallas, servem de apoio itens de bar e decoração, como a máquina registradora da década de 20 do século passado.

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Imagem 21 de 28
© Ronaldo Melo Fotografia

A chapa expandida, usada como revestimento, luminária, gradil e anteparo, nos remete à ideia da permeabilidade visual aliada ao urbano contemporâneo, assim como os painéis produzidos também pelo artista Matuto, referência ao conjunto de painéis do centro da cidade. Na varanda optou-se por manter a área de convivência, instalando o gradil de proteção para os transeuntes e um binóculo para observação da paisagem.

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Cadeira, Janela
© Ronaldo Melo Fotografia

O salão menor abriga um espaço para pequenas confraternizações, através de uma mesa de madeira maciça de 12 lugares, sob uma luminária criada através de um gradil decorado por uma artista plástica local. No quintal interno, onde mesas contemporâneas contrastam com cadeiras antigas, a decoração é feita pelo painel representando o lobo guará (animal típico do cerrado brasileiro) e as diversas plantas que remetem às casas da nossa infância.

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Ronaldo Melo Fotografia

A antiga cozinha foi transformada na área de montagem das pizzas. Os fornos foram embutidos no antigo armário e foram criadas janelas para o salão principal para que os clientes possam acompanhar a produção. No banheiro principal optou-se por manter revestimento e peças originais, transformando a banheira e o bidê em vasos de plantas. Os quartos dos fundos foram transformados em depósito e escritório.

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Pia, Bancada, Janela
© Ronaldo Melo Fotografia

Vê-se que a memória afetiva, a relação com a cidade, o conforto ambiental e a contemporaneidade foram os pilares para a criação deste projeto, implantado em uma rua que visa tanto o olhar da cidade como ambiente transformador e em plena transformação. 

Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho - Cadeira
© Ronaldo Melo Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Sapucaí, 533 - Floresta, Belo Horizonte - MG, 30150-050, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Panorama Pizzaria / Alfredo Lanna Neto + Mateus Castilho" 17 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911225/panorama-pizzaria-alfredo-lanna-neto-plus-mateus-castilho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.