Casa Tijolo / Beto Magalhães

Casa Tijolo / Beto Magalhães

Casa Tijolo / Beto Magalhães - Janela, Tijolo, Fachada, JardimCasa Tijolo / Beto Magalhães - Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, PátioCasa Tijolo / Beto Magalhães - Janela, FachadaCasa Tijolo / Beto Magalhães - TerraçoCasa Tijolo / Beto Magalhães - Mais Imagens+ 31

Quinta da Baronesa, Brasil
  • Arquitetos: Beto Magalhaes; Beto Magalhaes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  974
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bontempo, Casa do Parquet, Cerâmica Portobello, Cia das Telhas, Colormix, Concresteel, Deca, Lesco, Lumini, Pura Arte, Signify, thyssenkrupp
  • Luminotécnica: Ana Spina
  • Paisagismo: Suzel Marcia Maciel
  • Área Terreno: 3.647m²
  • Equipe De Projeto: Beto Magalhães, Renato Misumi, Patricia Megumi
  • Design De Interiores: Carlos Cezar
  • Cidade: Quinta da Baronesa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto.
O briefing  foi elaborado por quatro filhos que queriam presentear a mãe com a casa. Ela seria usada por esses quatros filhos e suas respectivas famílias também. A ideia surgiu quando, por questões de segurança, decidiram vender um antigo sitio onde a família costumava se reunir.  Então, esses quatros filhos e suas respectivas famílias decidiram comprar um terreno na Quinta da Baroneza para construir uma casa que seria utilizada por todos e também seria um presente para a mãe deles.

Casa Tijolo / Beto Magalhães - Janela, Tijolo, Fachada, Jardim
© Andre Mortatti

Sendo assim, o briefing foi criado com base nas necessidades dessas quatro famílias e, principalmente, em atender os sonhos da matriarca da família. Eram três gerações e seus respectivos desejos em um só projeto. Basicamente, a Matriarca queria uma casa mais rústica e com muita área verde. Os filhos e netos uma casa mais moderna.  A solução foi desenhar uma casa com formas modernas e materiais rústicos.

Casa Tijolo / Beto Magalhães - Mesa, Janela, Cadeira, Fachada
© Andre Mortatti

A inspiração foi resultado de uma mescla de desejos. Precisamos atender aos desejos da Matriarca que queria uma casa rústica e era apaixonada por jardinagem e, ao mesmo tempo, desenhar uma casa moderna para os filhos e netos. A vista para o lago era um senso comum entre todos.

Casa Tijolo / Beto Magalhães - Imagem 15 de 36
© Andre Mortatti

A solução que encontramos foi desenhar um grande cubo feito de tijolo. Uma solução mais formalista revestida de um material atemporal e rústico. Além disso, outra ideia foi deixar o jardim interno da casa na face frontal, protegido por um conjunto de brises, ele atenderia a paixão da matriarca por jardinagem e ao mesmo tempo cria uma barreira visual para a área social da casa.

Casa Tijolo / Beto Magalhães - Janela, Fachada
© Andre Mortatti
Casa Tijolo / Beto Magalhães - Janela, Iluminação, Tijolo, Fachada
© Andre Mortatti
Planta - Pavimento Superior

Em termos formais, o espaço destinado a esse jardim foi a resultante da retirada de um cubo menor do grande cubo, que é a casa. Talvez a maior dificuldade tenha sido resolver a inserção no terreno, uma vez que todos queriam a vista para o lago e tínhamos terrenos vazios a frente onde, futuramente, seriam construídas novas casas além do fato do terreno em questão ser um declive.

Casa Tijolo / Beto Magalhães - Fachada, Aido
© Andre Mortatti

A solução foi utilizar o gabarito máximo permitido resolvendo a diferença do declive com a criação de um volume auxiliar que contempla a piscina, a garagem, a casa de maquinas além de um spa. Dessa forma temos o grande cubo, que é a casa, apoiado nesse volume auxiliar, atingindo o gabarito máximo e com pouquíssima movimentação de terra.

Casa Tijolo / Beto Magalhães - Tijolo, Fachada
© Andre Mortatti

O tijolo de demolição que foi usado nas partes externas e internas da casa. A madeira que foi usada no piso. E uma alternativa a madeira natural, que é um polímero com pó de madeira, utilizado nos brises e janelas da casa. O nome desse Produto é Lesco. Esse produto, além do caráter ecológico, teve benefícios em termos de custo, manutenção e durabilidade.

Casa Tijolo / Beto Magalhães - Mesa, Banco, Cadeira, Janela
© Andre Mortatti
Casa Tijolo / Beto Magalhães - Mesa, Fachada, Janela, Pátio, Aido
© Andre Mortatti
Casa Tijolo / Beto Magalhães - Tijolo, Janela
© Andre Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tijolo / Beto Magalhães" 15 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910719/casa-tijolo-beto-magalhaes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.