Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Residência de Madeira com Baixo Consumo Energético / AST 77 Architecten

Residência de Madeira com Baixo Consumo Energético / AST 77 Architecten

  • 10:30 - 7 Fevereiro, 2019
  • Curadoria de Daniel Sánchez
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência de Madeira com Baixo Consumo Energético / AST 77 Architecten
Residência de Madeira com Baixo Consumo Energético / AST 77 Architecten, © Marcel Van Coile
© Marcel Van Coile

© Marcel Van Coile © Marcel Van Coile © Marcel Van Coile © Jan Liegeois + 21

    © Marcel Van Coile
    © Marcel Van Coile

    Conceito e Visão

    Peter Van Impe, o arquiteto deste projeto enfrentou um desafio. A cliente queria construir uma casa para ela e seus três filhos ao lado de uma antiga edificação dos anos 60. Os regulamentos de construção ditam um mínimo de três metros de distância do limite da propriedade no lado oeste, enquanto no lado leste a casa deve estar conectada à dos pais (a edificação ancestral). O conceito consiste em um volume retangular alongado que é envolvido por um outro em forma de "L". A massa retangular inclui todos os espaços comuns da casa, como a sala de jantar, cozinha e sala de estar, onde grandes janelas fornecem luz natural abundante. O volume cinza em forma de "L" contém os banheiros e dormitórios. As quatro salas individuais são concebidas como pequenos casulos que se abrem para a sala de estar.

    © Jan Liegeois
    © Jan Liegeois

    Arquitetura e Materiais

    A casa, totalmente construída como estrutura de madeira, é revestida com placas de fibrocimento em cinza-azulado, branco e bege. Os painéis de fibrocimento da fachada estendem-se para o interior da casa de tal maneira que o volume em forma de "L" é tangível tanto no interior como no exterior. Portanto, os espaços interiores e exteriores misturam-se sem qualquer problema.

    © Jan Liegeois
    © Jan Liegeois

    Levando em conta a construção da estrutura de madeira e o desejo de obter uma perfeita conexão com o interior, optou-se por um material leve, rígido, reciclável e de fácil manutenção. Por outro lado, placas de fibrocimento permitiram enfatizar o contraste antecipado entre a casa existente e a nova. Devido à espessura limitada e alta adaptabilidade da envolvente, foi possível alcançar um elevado grau de detalhe. Isso faz com que a edificação se adapte ao seu ambiente rural como se fosse um 'mobiliário de exterior'.

    Planta
    Planta

    Ver a galeria completa

    Sobre este escritório
    Cita: "Residência de Madeira com Baixo Consumo Energético / AST 77 Architecten" [Low Energy Timber House / AST 77 Architecten] 07 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910687/residencia-de-madeira-com-baixo-consumo-energetico-ast-77-architecten> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.