Apartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa

Apartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Mesa, Janela, CadeiraApartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Mesa, Sofá, Madeira, Iluminação, Cadeira, JanelaApartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - AidoApartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Janela, CadeiraApartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Mais Imagens+ 53

  • Arquitetos: Filipe Fonseca Costa; Filipe Fonseca Costa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eurotaco, Longuinho&Neves, Luis Santos
  • Construção: Robraz, Lda
  • Engenharia: Pedro Machada
  • Arquiteto Responsável: Filipe Fonseca Costa
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto.
Um edifício nobre do inicio do século XX. Um apartamento sucessivamente transformado e demolido que perdeu o seu traçado original. Um espaço exterior inóspito e estéril, voltado de costas para o apartamento. Assim, a intervenção partiu dos seguintes princípios:

Apartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Sofá, Viga
© do mal o menos
Planta
Apartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Mesa, Janela
© do mal o menos

Clarificar e equilibrar as várias épocas coexistentes no mesmo espaço. Devolver parte da planta ao passado, reconstruindo tanto estruturalmente como estilisticamente, e preservando os elementos originais tais como vãos, portas e pé-direito.

Apartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Imagem 34 de 58
© do mal o menos

Domesticar uma intervenção pós modernista, adaptando-a a novos usos, mas também evidenciando-a, na memória do passado, suspensa no teto da zona social. Equilibrar o desenho destas diferentes épocas com intervenções de linguagem contemporânea, seguindo a lógica da verticalidade, fluidez e luz: uma janela que ilumina vários espaços, portas verticais, uma parede recortada do teto e que assim se ilumina.

Apartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Viga
© do mal o menos

Por fim, devolver o apartamento ao seu espaço exterior, através do desenho de uma sequência proporcional entre zona social, terraço e jardim. E nisto, a Casa amplia-se para o exterior, onde há um espaço livre, mas privado que afunila para o rio.

Apartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa - Janela, Jardim
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Lapa / Filipe Fonseca Costa" 07 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910414/apartamento-na-lapa-filipe-fonseca-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.