Terrassenhaus Berlim / Brandlhuber + Emde, Burlon + Muck Petzet

Terrassenhaus Berlim / Brandlhuber + Emde, Burlon + Muck Petzet - Mais Imagens+ 16

Berlim, Alemanha
© Erica Overmeer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Berlim-Wedding, o edifício de ateliê multiuso e galeria combinam diferentes usos. Embora a área não tenha um plano de uso do solo, um regulamento de 1958 só permite a construção de edifícios comerciais. No entanto, ao mesmo tempo, uma lei antiga ainda em vigor também garante que a área permaneça essencialmente uma zona residencial. Neste contexto, foi permitida a construção de um novo edifício que serve como um edifício comercial, mas pode se tornar residencial no futuro. O projeto se beneficia das qualidades únicas do lugar.

© Erica Overmeer
Corte A
© Erica Overmeer

A edificação pretende provocar uma atualização tipológica dos edifícios adjacentes: habitações típicas de 1900 e uma área de escalada. O terreno está voltado para a ferrovia suburbana, oferecendo uma visão ampla em direção ao sul. Os níveis do edifício são escalonados, criando uma forma em ziguezague com terraços com seis metros de profundidade em cada andar e um espaço semipúblico maximizado no térreo, que de outra forma não seria permitido. Mudar os andares inferiores para o sul criou uma calçada coberta de 7,50 metros de profundidade que funciona como uma praça semipública em frente ao espaço de galeria no térreo.

© Erica Overmeer

A profundidade das unidades varia de 26 metros no nível do térreo até 11 metros no pavimento mais alto. Nesse sentido, o programa das unidades está alinhado com cada profundidade e, posteriormente, com a quantidade de luz incidente. Duas escadarias externas na parte de trás conectam os diferentes andares através dos terraços, visando um uso mais comum e público dos espaços externos pelos usuários, levando a um espaço compartilhado na cobertura. Nem a cobertura nem os pátios têm drenagem extra. Portanto, todas as superfícies estão ligeiramente inclinadas para drenar a água como uma cascata para o jardim. Construídos inteiramente em concreto, os espaços exteriores e interiores são percebidos da mesma forma, permitindo que os usuários abram seus apartamentos com portas de altura total em direção aos terraços.

© Erica Overmeer

O padrão dos ambientes internos segue a lógica da indeterminação: somente as conexões técnicas e instalações sanitárias são pré-instaladas. Estas últimas são parte dos dois núcleos de concreto, que também abrigam os elevadores, que vão do nível do solo até a cobertura, bem como todos os serviços técnicos. O perfil escalonado de 5,7 metros cria unidades de tamanhos diferentes. Além da galeria, há no edifício um espaço de co-working com salas de reuniões, escritórios para aluguel, residência para artistas e ateliês.

© Erica Overmeer
Vista Isométrica
© Erica Overmeer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terrassenhaus Berlim / Brandlhuber + Emde, Burlon + Muck Petzet" [Terrassenhaus Berlin / Brandlhuber + Emde, Burlon + Muck Petzet] 01 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910269/terrassenhaus-berlim-brandlhuber-plus-emde-burlon-plus-muck-petzet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.