Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Terrassenhaus Berlim / Brandlhuber + Emde, Burlon + Muck Petzet

Terrassenhaus Berlim / Brandlhuber + Emde, Burlon + Muck Petzet

© Erica Overmeer © Erica Overmeer © Erica Overmeer © Erica Overmeer + 21

Galeria  · 
Berlim, Alemanha
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Erica Overmeer
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Equipe de Projeto

    Luise Angelmaier, Sarina Arnold, Pierre Alexandre Bardat, Tünde Bognar, Romina Falk, Ilaria Giacomini, Tobias Hönig, Korbinian Luderböck, Callum McGregor, Martha Michalski, Birgit Müller, Alexine Sammut, Eva Sievert Asmussen, Markus Rampl, Christian Rapp, Javiera Sanhueza, Naomi Steinhagen, Tareq Tamimi, Eugenio Thiella, Duy An Tran, Jacopo Vantini, Lukas Vögel, Marco Wagner, Wolfram Winter, Ksenija Zdesar, Natalia Zhukova
  • Ano do projeto

    2018
Mais informações Menos informações
© Erica Overmeer
© Erica Overmeer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Berlim-Wedding, o edifício de ateliê multiuso e galeria combinam diferentes usos. Embora a área não tenha um plano de uso do solo, um regulamento de 1958 só permite a construção de edifícios comerciais. No entanto, ao mesmo tempo, uma lei antiga ainda em vigor também garante que a área permaneça essencialmente uma zona residencial. Neste contexto, foi permitida a construção de um novo edifício que serve como um edifício comercial, mas pode se tornar residencial no futuro. O projeto se beneficia das qualidades únicas do lugar.

© Erica Overmeer
© Erica Overmeer
Corte A
Corte A
© Erica Overmeer
© Erica Overmeer

A edificação pretende provocar uma atualização tipológica dos edifícios adjacentes: habitações típicas de 1900 e uma área de escalada. O terreno está voltado para a ferrovia suburbana, oferecendo uma visão ampla em direção ao sul. Os níveis do edifício são escalonados, criando uma forma em ziguezague com terraços com seis metros de profundidade em cada andar e um espaço semipúblico maximizado no térreo, que de outra forma não seria permitido. Mudar os andares inferiores para o sul criou uma calçada coberta de 7,50 metros de profundidade que funciona como uma praça semipública em frente ao espaço de galeria no térreo.

© Erica Overmeer
© Erica Overmeer

A profundidade das unidades varia de 26 metros no nível do térreo até 11 metros no pavimento mais alto. Nesse sentido, o programa das unidades está alinhado com cada profundidade e, posteriormente, com a quantidade de luz incidente. Duas escadarias externas na parte de trás conectam os diferentes andares através dos terraços, visando um uso mais comum e público dos espaços externos pelos usuários, levando a um espaço compartilhado na cobertura. Nem a cobertura nem os pátios têm drenagem extra. Portanto, todas as superfícies estão ligeiramente inclinadas para drenar a água como uma cascata para o jardim. Construídos inteiramente em concreto, os espaços exteriores e interiores são percebidos da mesma forma, permitindo que os usuários abram seus apartamentos com portas de altura total em direção aos terraços.

© Erica Overmeer
© Erica Overmeer

O padrão dos ambientes internos segue a lógica da indeterminação: somente as conexões técnicas e instalações sanitárias são pré-instaladas. Estas últimas são parte dos dois núcleos de concreto, que também abrigam os elevadores, que vão do nível do solo até a cobertura, bem como todos os serviços técnicos. O perfil escalonado de 5,7 metros cria unidades de tamanhos diferentes. Além da galeria, há no edifício um espaço de co-working com salas de reuniões, escritórios para aluguel, residência para artistas e ateliês.

© Erica Overmeer
© Erica Overmeer
Vista Isométrica
Vista Isométrica
© Erica Overmeer
© Erica Overmeer

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Berlim, Alemanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terrassenhaus Berlim / Brandlhuber + Emde, Burlon + Muck Petzet" [Terrassenhaus Berlin / Brandlhuber + Emde, Burlon + Muck Petzet] 01 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910269/terrassenhaus-berlim-brandlhuber-plus-emde-burlon-plus-muck-petzet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.