Casa Suntrap / Anderson Architecture

Casa Suntrap / Anderson Architecture - Mais Imagens+ 10

© Nick Bowers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para os arquitetos autores da Casa Suntrap, a qualidade de vida de uma residência depende de sua orientação em relação ao sol. Neste projeto, a casa antiga original, localizada no subúrbio de Lewisham, tinha as áreas de estar com aberturas para o sul, o que significa que a família passava a maior parte do tempo em cômodos frios e mal iluminados. O projeto de reforma, em contrapartida, propôs soluções que dobrariam a eficiência térmica desta parte da casa, de 3,2 para 6,4 estrelas. 

© Nick Bowers

Para esta crescente família, que incluí também um cachorro, mais espaço e uma boa conexão com o quintal eram fatores importantes, porém, o melhoramento das condições térmicas da casa seria o ponto alto do projeto. Para trazer luz e acalento, os arquitetos propuseram a demolição de um antigo anexo e a construção de um novo, e melhor projetado. Era importante maximizar o orçamento e resolver os problemas, então, os arquitetos resolveram reduzir o número de dormitórios, e balancear com a criação de uma suíte master expandida no pavimento superior. 

© Nick Bowers
Planta - Térreo
© Nick Bowers
Planta - 1º Pavimento

A verdadeira potência do projeto, porém, foi a introdução de um pátio interno. A casa se abriu para o sol em um pátio estrategicamente posicionado, com paredes de concreto e piso aquecido, o que trouxe um ganho de calor necessário para estas antigas áreas geladas. Coberturas permeáveis deixam entrar o sol de inverno, enquanto painéis de parede, o telhado pré-fabricado e as janelas com vidros duplos, ajudam a manter as temperaturas internas confortáveis.

© Nick Bowers

A cozinha, sala de jantar e de estar ganham outra atmosfera. O piso do antigo anexo foi reaproveitado, se transformando no acabamento dos armários e em um teto forrado de madeira acima da cozinha. A escada em balanço acrescenta um elemento escultural ao lado do pátio, mas também permite a entrada do sol da manhã, esquentando as costas dos moradores durante o café da manhã. 

© Nick Bowers

Tijolos da antiga cozinha foram reaproveitados como outra parede, servindo também como massa térmica estratégica no quintal. Outro elemento que também funciona como massa térmica é o sistema de reaproveitamento de água pluvial, que retém 1400 litros  de água e fornece para a alimentação do jardim. Um horticultor capturou o amor dos clientes pelas plantas nativas australianas em um projeto paisagístico que promove a avifauna e a fauna local. O tema continua até o pátio interno, onde os troncos enegrecidos das icônicas árvores Xanthorrhoea ecoam nossa escolha de revestimento de madeira enegrecida.

© Nick Bowers

Este projeto mostra que casas antigas são estratégicas para uma boa reforma, e que é importante que essa reforma seja ecologicamente consciente. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Suntrap / Anderson Architecture" [Suntrap / Anderson Architecture] 24 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910026/casa-suntrap-anderson-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.