Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 2 de 29Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 3 de 29Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 4 de 29Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 5 de 29Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artek, Deca, Duratex, Franke, Pedro Mendes, Way Design

Descrição enviada pela equipe de projeto. O jovem quadrinista e ilustrador, Caio Gomez, adquiriu um studio de apenas 40m2 em um edifício localizado na cidade modernista de Brasília.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 12 de 29
© Joana França

O projeto deveria se adaptar aos múltiplos cenários da rotina do artista, que passa a maior parte do tempo em casa: vive, trabalha e recebe amigos em único ambiente. Além de reunir todas essas funções dentro de um só espaço, o cliente desejava um lar aconchegante, com elementos afetivos, que expressassem sua personalidade e estimulam o encontro e a criatividade.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 7 de 29
© Joana França

O humor e a nostalgia característicos das obras criadas pelo morador estão presentes no projeto através elementos que remetem aos interiores arquetípicos extraídos do mundo dos quadrinhos e que compõem o repertório estético do artista.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 24 de 29
Layout

Chris Ware, o quadrinista favorito do cliente, conhecido por seu enquadramento organizado e fora do padrão, serviu de inspiração para repensar o layout do projeto de forma limpa e não convencional. As cores utilizadas pelo artista também influenciaram na escolha da paleta, que mistura tons quentes e frios.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 8 de 29
© Joana França

O apartamento original possuia um único espaço aberto e iluminado por amplas janelas ao longo de toda fachada, além de uma cozinha e um banheiro. O pequeno studio deveria abrigar um programa simples: cozinha, sala de estar, sala de jantar, banheiro, dormitório e área de trabalho.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 6 de 29
© Joana França

A proposta era manter a sensação de amplitude do studio e ao mesmo tempo possibilitar momentos de privacidade quando necessário. Para isso, criou-se uma leve separação entre a área social e a área de dormir e trabalhar através de uma divisória em marcenaria cinza, com aberturas que podem ser fechadas por cortinas de veludo verde. O móvel/divisória, quando voltado para o dormitório, funciona como suporte para a tv e armário, enquanto o lado voltado para a área social, serve como uma parede para quadros.   

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 16 de 29
© Joana França

A cozinha e a área de comer se unem em um só móvel em marcenaria, contínuo e multifuncional, enquanto a estante de livros abraça o conjunto. As prateleiras com interior verde, remetem aos livreiros antigos e abriga a coleção de quadrinhos, vinis e objetos.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 10 de 29
© Joana França

O revestimento em azulejo branco em 20x20 centímetros, destaca a área de cozinhar e comer e representa o material típico das cozinhas caracterizadas nos quadrinhos. O azulejo se estende e reveste também o tampo da mesa de jantar em ferro, formando um jogo de continuidade de texturas. As funções da área social foram centralizadas em um só elemento para permitir uma sala de estar mais ampla.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 13 de 29
© Joana França

O cimento queimado presente no projeto faz referência a cidade de Brasília, onde o concreto é abundante. Para reforçar a sensação de continuidade e amplitude, o cimento queimado segue ao longo de todo o piso do e reveste a parede ao fundo da estante, criando um contraste com a madeira clara.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 21 de 29
© Joana França

As poltronas antigas e outros móveis e objetos coletados pelo próprio cartunista, resultam em um lar com ares nostálgicos e um toque de bom humor e casualidade.

Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene - Imagem 20 de 29
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Norte, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Gomez / Studio Clarice Semerene" 01 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909665/apartamento-gomez-clarice-semerene-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.