Residência Quatro Folhas / KIAS

Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 2 de 18Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 3 de 18Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 4 de 18Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 5 de 18Residência Quatro Folhas / KIAS - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: KIAS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  225
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Norihito Yamauchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Catalano, Miele, Riviera, Zucchetti
  • Arquitetos Responsáveis: Kentaro Ishida, Akihito Fujiki
  • Engenharia Estrutural: Building Structure Institute, Tokyo (Kazuyuki Ohara, Shuichi Takahashi)
  • Construção: Sasazawa Kensetsu
  • Cidade: Karuizawa
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 3 de 18
© Norihito Yamauchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em meio a um bosque em Karuizawa, Japão. A propriedade privada foi desenhada para acomodar os proprietários e seus amigos no rico entorno natural da montanha a 150 quilômetros de Tóquio.

Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 4 de 18
© Norihito Yamauchi
Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 17 de 18
Planta - térreo
Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 5 de 18
© Norihito Yamauchi

Para adquirir um cenário natural e uma iluminação específica, cada cômodo está posicionado na orientação desejada. A sala de estar e jantar estão orientadas ao sudeste para desfrutar de um ambiente mais luminoso, enquanto o dormitório principal e o banheiro estão voltados para o oeste e oferecem uma paisagem privada do bosque. Estes compartimentos são encaixados em três volumes interconectados que são situados no terreno entre as árvores pré-existentes. 

Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 9 de 18
© Norihito Yamauchi

A fim de criar um corte transversal variável e adequado para cada função, as coberturas são desenhadas com superfícies curvas como folhas suavemente retorcidas. A combinação de uma cobertura côncava e outra convexa se configura desde um espaço expansivo de pé-direito alto até uma sala compacta e introvertida. Cada cobertura foi desenhada como uma superfície em que as vigas de madeira laminada estão dispostas continuamente para formar uma geometria orgânica. A série de vigas é exposta no teto, destacando os dinâmicos caracteres espaciais de cada ambiente.

Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 10 de 18
© Norihito Yamauchi
Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 18 de 18
Maquete
Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 12 de 18
© Norihito Yamauchi

O processo de desenho que responde ao seu contexto ambiental gerou muitas coberturas orgânicas e estabeleceu a arquitetura como um conjunto de diferentes espaços de estar. A aparência da edificação combina harmoniosamente com o entorno natural e se integra perfeitamente na paisagem local. 

Kentaro Ishida

Residência Quatro Folhas / KIAS - Imagem 16 de 18
© Norihito Yamauchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Quatro Folhas / KIAS" [Four Leaves Villa / KIAS] 14 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909508/residencia-quatro-folhas-kias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.