Casa do Arco / FRARI - architecture network

© ITS – Ivo Tavares Studio

Casa do Arco / FRARI - architecture network - Mais Imagens+ 68

Aveiro, Portugal
  • Arquitetos: FRARI - architecture network; FRARI - architecture network
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlantic Wood, Margres, Sosoares, VMZINC

Descrição enviada pela equipe de projeto. No final de 2018, Maria Fradinho projeta e constrói o seu próprio escritório e casa, num terreno de 940 m2, localizado nos arredores da cidade de Ílhavo, em Portugal.
O terreno situa-se “à porta” do lugar da Vista Alegre, lugar querido à arquiteta, e cujo nome que se deve à sua origem, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, uma das indústrias mais importantes da região, e do país. É nesta fábrica que a autora se inspira, porque “aquele lugar assim o pedia”.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Ela procura referências na arquitetura industrial para materializar a moradia como um corpo uniforme, revestido a materiais metálicos e onde o interior é independente do seu invólucro exterior.

© ITS – Ivo Tavares Studio
Corte 03
© ITS – Ivo Tavares Studio

A casa do Arco segue a continuidade dos edifícios vizinhos, com a fachada a garantir o alinhamento com a consolidada pré-existência. Contudo, a mesma é estilizada para permitir a permeabilidade de luz e vistas, num jogo simbólico de associação à presença do Arco, que marca a entrada para o lugar da Vista Alegre. Este trabalho de depuração cria a "coroação" desta fachada, e assume-se como um desenho de qualquer criança - A minha casa!

© ITS – Ivo Tavares Studio
Planta - Térreo
© ITS – Ivo Tavares Studio

A teatralidade desta fachada dá nome ao projeto, mas este não se define apenas por isso.
A casa recua em relação à fachada urbana descrita, criando um espaço semiprivado de proteção interna - um pátio frontal - que permite que a fachada principal seja completamente aberta, feita de grandes janelas de vidro.

© ITS – Ivo Tavares Studio

O pátio é o momento de ruptura do ambiente exterior, preparando-nos para a nova realidade do interior. É uma "ponte" que liga duas realidades aparentemente contíguas, mas verdadeiramente diferentes.
Depois, entramos numa pequena “caixa de madeira”, o hall de entrada, onde nos sentimos aconchegados e bem-vindos para, depois, ficamos maravilhados com a luz e o pé-direito da sala.

© ITS – Ivo Tavares Studio
Corte 06
© ITS – Ivo Tavares Studio

Para a arquiteta era importante garantir este processo de transição do público ao privado, assim como assegurar a devida privacidade no interior, apesar da máxima exposição ambicionada por outro lado.
Inspirado em contentores de navios, o jogo de volumes com que o interior é desenvolvido, cria um pé- direito total em algumas áreas, recriando o grande ambiente industrial de uma nave principal. Este conjunto de diferentes alturas dos tetos amplia os espaços e torna-os mais abrangentes, proporcionando uma relação visual entre os diversos locais da casa.

Corte 02
© ITS – Ivo Tavares Studio

Desta forma, é assegurada a sensação de um único espaço ocupado por elementos menores, que se distribuem no edifício num movimento "deslizante" ao longo do seu comprimento, criando um ritmo que quebra a monotonia do corpo exterior do edifício.

© ITS – Ivo Tavares Studio

De uma forma desavergonhada, a fachada posterior é totalmente envidraçada para se relacionar com o logradouro verde, garantindo a relação direta com o exterior. Todos os volumes do interior têm a oportunidade de se relacionar com essa fachada com a mesma hierarquia, já que todos são orientados para a mesma grande janela.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Devido a restrições de construção, o piso -1, projetado para o atelier, não foi construído. Essa decisão forçou uma reformulação global mesmo durante a obra, mas foi garantida a essência do projeto original.

© ITS – Ivo Tavares Studio

A Casa do Arco é, portanto, resultado de três premissas: a teatralidade da fachada urbana, a complexidade de seu uso versus sua inspiração industrial e as limitações do terreno que, juntos, fazem desta casa uma peça complexa e única de arquitetura!

© ITS – Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Arco / FRARI - architecture network" 22 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909442/casa-do-arco-frari-architecture-network> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.