Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer

O cinema Tauro é uma jóia arquitetônica (esquecida) no centro histórico de Lima.

Sua construção data de 1957 a 1959. Esta obra de Walter Weberhofer, incansável arquiteto moderno dos anos 50 e 60, foi concebida como um complexo misto de entretenimento, comércio e escritórios que faria parte de um sistema de uma torre de 10 andares. Do projeto original chamado "Washington Cinema" só foi possível construir 3 andares comerciais com seu respectivo porão e o complexo de cinema cuja fachada era orientada para uma praça triangular, dando à esquina - compreendida pelas ruas Washington e Delgado - uma imagem urbana cinematográfica que rompeu com o cotidiano.

Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer  - Mais Imagens+ 9

Cortesía de CAMMP

Especificamente, a arquitetura moderna em Lima percorreu as avenidas Tacna (muito perto do cinema) e Wilson muito antes de se expandir para outros bairros da cidade. Esse contexto experimental dentro do centro de Lima imbuiu uma série de projetos enfrentados a jovens arquitetos da época, criando não apenas circuitos comerciais, mas também culturais. O cinema Tauro tornou-se rapidamente um dos mais modernos e importantes estabelecimentos de entretenimento com 720 lugares no piso térreo e 560 lugares no mezanino.

Cortesía de CAMMP

Um edifício tão peculiar quanto este cinema é complexo quando se analisa seu projeto como uma mistura de modernidade inacabada e vestígios de pós-modernismo abordados por Robert Venturi algum tempo depois. Se considerarmos um paralelo nas obras construídas nesses anos, veremos que a presença de linhas retas, terraços e janelas alongadas abundou na grande maioria dos edifícios derivados da arquitetura do moderno movimento peruano. O Cinema Taurus não é exatamente uma exceção, é um exercício projetual muito sugestivo. Sem perder o contexto, diferencia seus volumes. Um setor de escritórios e comércio que suporta a manutenção do cinema.

Assim, a função econômica muito mais direta e rígida se manifesta em volumes subsequentes que correspondem a usos comerciais, enquanto o entretenimento é traduzido em um atraente espetáculo volumétrico, com janelas e estruturas metálicas quase decorativas contendo um mural peculiarmente dinâmico. Efetivamente, o volume em altura representa o traço moderno mais rígido em contradição com o volume do cinema dinâmico e cenográfico.

CORTE A-A. Image Cortesía de CAMMP

O letreiro de néon manifesta o sucesso do comércio e do entretenimento. As grandes janelas da fachada são projetadas para refletir tanto o movimento interno de pessoas subindo as escadas para refletir as luzes dos sinais e propagandas dos filmes. A ideia de mostrar o que acontece dentro de um edifício vivo cheio de pessoas entre funções é algo muito contemporâneo, o que pode ser refletido em projetos de cinemas da época.

Cortesía de CAMMP

A entrada do cinema tem uma espécie de pequena praça coberta que acompanha a esquina. Na praça, as colunas ovaladas facilitam o trânsito e a fluidez do espaço. Essa praça é contida por uma placa trapezoidal suspensa para solucionar a esquina do edifício e conter a bilheteria.

PLANTA S+ôTANO. Image Cortesía de CAMMP
PLANTA PRIMER PISO. Image Cortesía de CAMMP
PLANTA SEGUNDO PISO. Image Cortesía de CAMMP

Os 3 níveis do cinema estão interligados com o salão e os dois foyeres para ordenar os ingressos. A espacialidade é integrada a uma escada curva que liga as baias e o mezanino com uma altura múltipla iluminada por grandes janelas que dão para a fachada principal.

Cortesía de CAMMP

Ao contrário do que pode acontecer nos cinemas atuais, o edifício tem um terraço no jardim relacionado ao saguão do mezanino e cuja jardineira é virada para o exterior em uma valência para publicidade e para anúncios das funções. O próprio edifício com gestos estruturais e volumétricos torna-se uma tela de entretenimento e vida urbana. Estes conceitos foram bastante avançados para o tempo que estão claramente representados na conformação estruturante e volumétrica do complexo.

Cortesía de CAMMP

O cinema não conseguiu acompanhar o tempo devido a mudanças comerciais no negócio. Era difícil dividir o grande salão em menores, já que comercialmente ter mais de mil assentos não era lucrativo se o número de filmes a serem exibidos aumentasse diariamente. Outro fator do declínio foi a década de 80 com o abandono do centro de Lima pelas autoridades municipais, a inflação econômica e o terrorismo. O cinema deixou suas funções na década de 90 para abrir espaço para a exibição de filmes para adultos até o seu encerramento definitivo em 2004. Não apresentou grandes modificações nesse período, exceto pela retirada da bilheteria, algumas pintadas e treliças. Uma visita atual poderia explicar a espetacularidade de seus espaços e o cuidado com as reuniões, apesar do intrincado jogo de volumes e revestimentos.

Cortesía de CAMMP

Algumas empresas transnacionais também queriam intervir no Cine Tauro para recuperá-lo a serviço da cultura e dos aluguéis de escritórios. No entanto, o contexto urbano não é adequado nem comercialmente e os preços são inacessíveis todos os dias. Na falta de uma política adequada para salvar as heranças modernas e impedir as suas demolições, espera-se que em breve se reviva o edifício pouco valorizado.

© Nicolás Valencia

Agradecimento ao Arquivo Histórico do “Catálogo de Arquitectura Movimiento Moderno del Perú (CAMMP)” de Alejandra Acevedo e Michelle Llona, à pesquisa do livro "Ilusiones a Oscuras" de Víctor Mejía, ao apoio de Gleen Goicochea e à atual fotografia de Nicolás Valencia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Bayona, Delia. "Clássicos da Arquitetura: Cine Tauro / Walter Weberhofer " [Clásicos de Arquitectura: Cine Tauro / Walter Weberhofer ] 11 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909310/classicos-da-arquitetura-cine-tauro-walter-weberhofer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.