Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas

Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - CostaMirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - JardimMirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - Imagem 4 de 11Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - JardimMirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Grupo Arquitetos e Urbanistas; Grupo Arquitetos e Urbanistas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivan Araujo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Belgo, Eliane, Líder, PAVI-S

Descrição enviada pela equipe de projeto.
Belo Horizonte é uma cidade que sim, faz jus ao próprio nome e possui um belíssimo horizonte como fora bem elucidado pelo papa João Paulo II em visita a cidade nos saudosos anos 80. Nada mais justo aos belorizontinos que um espaço onde pudessem descortinar e curtir esse horizonte, como tantos outros grandes monumentos e belvederes espalhados pelo mundo... o Mirante das Mangabeiras é o local para se apreciar o que BH tem de melhor.

Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - Jardim
© Ivan Araujo

Projetar uma arquitetura pública é projetar para milhares de clientes que estão o tempo todo a querer mais: mais espaços, mais brincadeiras, mais sorrisos... mais cliques... O Mirante das Mangabeiras até sofrer esta ultima reforma, estava um tanto esquecido pela comunidade mineira, um espaço com altíssimo potencial, mas degradado pelo tempo e depredado pelo uso. A reforma veio devolver a Belo Horizonte este olhar para a cidade, que, estava um tanto embaçado.

Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - Imagem 6 de 11
© Ivan Araujo
Planta situação

Os primeiros traços do projeto tinham claras certas diretrizes da Fundação de Parques Municipais: o acesso seria controlado e com acesso exclusivo a pedestres. O trecho de visitação é apenas uma pequena parcela de toda extensão do parque, mas, com a reforma acabou triplicando e trazendo novas visadas aos usuários.

Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - Costa
© Ivan Araujo
Implantação - Parte B / Seção A

Lazer, contemplação, descanso... palavras tônicas no fazer arquitetônico. Foram projetados decks para o visitante se deleitar com as visadas... decks à sombra dos eucaliptos, decks ao sol pleno buscando o melhor clique... gramados convidam ao relaxamento, jardins delineiam todo o conjunto... o vizinho parque das mangabeiras ganha olhar furtivo dos visitantes daqui que, são convidados a uma visitinha. Recentemente uma tirolesa chegou a fazer uma excitante experiência de transposição entre estes dois parques.

Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - Jardim
© Ivan Araujo
Rampa seção E

Ao fazer uma integração entre o urbano e a paisagem, entre a natureza e a cidade, o Mirante das Mangabeiras se coloca como um presente para os cidadãos, seja nos dias nublados ou ensolarados, onde o belo é contemplado de forma única e onde a arquitetura materializada nos espaços promove um refúgio, tão aclamado nas grandes cidades.

Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas - Imagem 4 de 11
© Ivan Araujo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mirante das Mangabeiras / Grupo Arquitetos e Urbanistas" 23 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909063/mirante-das-mangabeiras-grupo-arquitetos-e-urbanistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.