Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura

Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Bancada, PiaCorpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - JanelaCorpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Janela, CorrimãoCorpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Cama, DormitórioCorpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Samuel Torres de Carvalho Arquitetura; Samuel Torres de Carvalho Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1098
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dinesen, LIOZ, SCHIMITT, Smeg
Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Cama, Dormitório
© Alexander Bogorodskiy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício em questão tem o seu acesso feito por duas ruas em diferentes níveis, sendo o acesso principal pela Rua do Corpo Santo e o secundário pela Rua do Ferragial, a 7 metros de altura. Essa diferença origina dois pisos semi-enterrados, abaixo do solo da Rua do Corpo Santo.

Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Bancada, Pia
© Alexander Bogorodskiy

Trata-se de uma construção do séc. XVIII, encontrando-se perfeitamente enquadrado na malha urbana lisboeta característico dos sécs. XVIII e XIX. O edifício é composto por 6 pisos, sendo que, os dois primeiros são dedicados a comercio e os restantes 4 a habitações. As lojas tem acesso apenas pelo Largo do Corpo Santo, sendo que, através das escadas centrais, as habitações manterão o duplo acesso desde a Rua do Ferragial e desde a Rua do Corpo Santo, preservando a ligação entre a cota mais alta e a cota mais baixa da cidade.

Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Janela, Fachada
© Alexander Bogorodskiy

Ao nível da loja nos dois primeiros pisos, foi feita uma recuperação do pavimento composto por grandes lajedos de pedra, assim como, das abóbadas de aresta apoiadas em pilares, reforçadas por arcos transversais, que são característicos da edificação pombalina da época. Também se manteve e recuperou o átrio em pedra, desde a rua do Corpo Santo.

Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Dormitório
© Alexander Bogorodskiy

Cada piso habitacional dá lugar a duas casas, como se acredita que fosse a situação inicial do edifício. Apenas o ultimo piso (em mansarda) é alterado, passando a ser organizado sob a forma de duplex com o piso inferior, piso +3. 

Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Escada, Corrimão
© Alexander Bogorodskiy

No interior, as casas caracterizam-se pela grande atenção aos detalhes, criando ambientes calorosos, acolhedores e contemporâneos com o uso da madeira no seu estado natural, em diferentes elementos como as escadas interiores, cabeceiras, fazendas.

Plantas

A cobertura mantém a sua forma, mas é reposicionada para aumentar a área de estar e criar um pequeno terraço com vistas deslumbrantes sobre o rio Tejo. As suas fachadas foram recuperadas, mantendo-se toda a fundação arquitectónica de Pombal, nomeadamente no que diz respeito às métricas estruturais estabelecidas, ao regular dimensionamento dos elementos que a compõem, nomeadamente caixilharias, alvenarias e guardas metálicas que foram mantidas e recuperadas.

Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura - Prateleira, Janela, Viga
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Corpo Santo 6 / Samuel Torres de Carvalho Arquitetura" 15 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909059/corpo-santo-6-samuel-torres-de-carvalho-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.