Complexo Escolar Germaine Richier / MDR Architectes

Complexo Escolar Germaine Richier / MDR Architectes - Mais Imagens+ 35

Montpellier, França
  • Arquitetos: MDR Architectes; MDR Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julien Thomazo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armstrong Ceilings, BFUP, FEHR, GKD Inox, STACBOND
  • Colaboradores: Mélanie LASTRES, Camille DE LOS RIOS, Thomas GRENIER
  • Consultores: ESKIS Paysage
  • Cliente: Ville de Montpellier
  • Arquitetos Responsáveis: Sancie MATTE DEVAUX, Frédéric DEVAUX, Arnaud ROUSSEAU
  • Cidade: Montpellier
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Julien Thomazo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização da nova escola se destaca graças a sua situação no centro do bairro de Ovalie: é cercada pela notável área verde Clos de l'Herminiers e pelos grandes pinheiros ao lado da avenida Paul Valery. Sua concepção ZAC (zone d'aménagement concertée) faz com que ela utilize completamente esse ambiente, principalmente conectando-o com “modais suaves”, o que permite uma disposição bastante excepcional para um equipamento público dessa natureza. De fato, recebemos a oportunidade de projetar um edifício que levasse em consideração um grande espaço público em sua fachada principal e criasse uma verdadeira sinergia entre o edifício e seu entorno imediato. Para uma escola, epítome de um espaço cidadão, um caldeirão de convivência, dinamismo e abertura, esse diálogo entre espaço de assembleia e espaço público é essencial.

© Julien Thomazo

A entrada da escola está localizada no limite noroeste do lote: os alunos podem assim se beneficiar de um acesso muito protegido graças a uma ampla alameda criada na perspectiva da rua Jean Prat. A entrada da escola se destaca por este espaço público e pela concepção volumétrica do projeto, combinado com o padrão funcional do complexo escolar, que é organizado em três andares diferentes. De fato, a compacidade do terreno nos levou a encontrar a solução ideal para organizar os grandes playgrounds com conexões diretas com as escolas:os pontos de recepção e os espaços compartilhados da escola são logicamente posicionados no térreo, assim como o jardim de infância, que assim se beneficia da abertura para um pátio verde protegido e de fácil acesso.

© Julien Thomazo
© Julien Thomazo

A escola primária funciona por pavimentos: o primeiro andar foi concebido para abrigar um parque infantil acima da cobertura da área do jardim de infância. Desta forma, os dois volumes rotacionados possuem a mesma orientação para sul e a mesma situação no centro do lote. O volume do segundo andar, situado no limite nordeste, recebe o restante das classes elementares.

Planta - Térreo

As áreas de recepção, localizadas no piso térreo, conferem uma permeabilidade que nos permite enxergar à distância as áreas verdes do pátio do jardim de infância, permitindo assim a continuidade da paisagem.

© Julien Thomazo

A área do jardim de infância é alimentada por uma bela circulação internaque também funciona para distribuir as salas de aula com vista para o pátio da escola, ao sul. Todas as salas de aula se beneficiam estritamente das mesmas condições. No outro lado da circulação, perto da fachada nordeste – opaca e mais protegida no nível da rua – estão localizadas as áreas que precisam de menos iluminação ou ligações com o exterior, como banheiros ou salas de funcionários. O refeitório da escola de educação infantil está localizado na extremidade sudeste do playground. Este ponto, muito aberto e acolhedor, é protegido pelo parque infantil coberto de uma forma que permite que as crianças acessem a cantina do jardim independentemente da situação do clima.

© Julien Thomazo
Planta - 1º Pavimento
© Julien Thomazo

A área elementar fica no primeiro e no segundo andar: esta escolha garante um desempenho muito bom na compacidade da escola, permite iluminar as fachadas de sala de aula e oferece a todos – como as salas de aula do jardim de infância –situações ótimas de orientação e dimensão.

© Julien Thomazo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:99 Avenue Jean Prat, 34070 Montpellier, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Escolar Germaine Richier / MDR Architectes" [Groupe Scolaire Germaine Richier / MDR Architectes] 03 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908279/complexo-escolar-germaine-richier-mdr-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.