Biblioteca e Casa de Cultura Tingbjerg / Cobe

Biblioteca e Casa de Cultura Tingbjerg  / Cobe - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: COBE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  C2 Elements, Moelven, Moland, Wimex, Schüco, Troldtekt
  • Autores: COBE
  • Arquitetura De Interiores: Rune Fjord Studio
  • Paisagismo: Kragh & Berglund
  • Engenharia: Søren Jensen Consulting Engineers
  • Construtores: C.C. Bruun Enterprise, Kemp & Lauritzen and Juul & Nielsen
  • Arquitetos Locais: Rambøll Architecture
  • Clientes : The City of Copenhagen and the housing corporations fsb and SAB
  • Cidade: København
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Rasmus Hjortshøj - COAST

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado dia 1º de Outubro de 2018, a Biblioteca e Casa de Cultura Tingbjerg é o novo marco da cidade de Copenhagen, na Dinamarca. Os arquitetos do COBE buscaram projetar um catalizador urbano e um espaço destinado à atividades sociais e culturais, contribuindo, ao mesmo tempo, a um desenvolvimento positivo da comunidade local. O edifício está implantado em uma área marginalizada com altas taxas de violência a qual é também próxima à região onde se encontram exemplares da arquitetura moderna dinamarquesa. 

© Rasmus Hjortshøj - COAST

"Como arquiteto é uma boa hora para ter oportunidade de construir em Tingbjerg, principalmente por causa de sua rica história arquitetônica, criada por duas figuras importantes na história dinamarquesa, o arquiteto Steen Eiler Rasmussen e o paisagista Carl Theodor Sørensen.  Antes de começar nosso trabalho a barra já começava alta. Queríamos criar um novo destino em Tingbjerg, que respeitasse tanto o entorno quanto a escolha dos materiais e a forma, e ao mesmo tempo criar uma forte identidade. Nossa ambição foi transformar a Biblioteca e Casa de Cultura em um motor cultural e social", discorre o Dan Stubbergaard, arquiteto e fundador do COBE. 

© Rasmus Hjortshøj - COAST

Construído como uma extensão da Escola Tingbjerg com seu telhado inclinado se estendendo até a entrada da escola, o projeto foi concebido como uma grande concha em forma de cunha de modo que a parte mais estreita do edifício tenha apenas 1,5 metros de largura. Através da fachada de vidro transparente incrustada na face mais larga da cunha, as atividades internas podem ser “lidas” de maneira muito semelhante a tipologias antigas. Na verdade, a própria ideia destas tipologias inspirou o projeto da grande fachada de vidro, onde os usuários do edifício podem participar de uma infinidade de atividades e eventos em salas multifuncionais.

© Rasmus Hjortshøj - COAST

O coração do edifício é definido por sua forma chanfrada, que se torna um foyer aberto, estendendo-se tridimensionalmente ao edifício como um grande espaço unificador. Distribuir as placas de piso com os nichos e varandas nos quatro pavimentos do edifício foi a forma que os arquitetos encontraram de remeter a uma pequena vila encunhada nos morros e montanhas. O projeto possibilita aos usuários participarem de atividades sociais e observar o que está acontecendo ou simplesmente achar um espaço tranquilo para relaxar. 

Planta - Pavimento Térreo
Planta - 1º Pavimento
Planta - 2º Pavimento

No que tange manter a linguagem modernista da região, os arquitetos escolheram materiais que foram usados no entorno. O projeto é revestido de tijolos amarelos e seu teto inclinado presta homenagem ao ambiente histórico. O interior é revestido de lamelas de compensado de madeira que formam um diálogo com as os tijolos do lado de fora. Este edifício foi concebido como uma concha que tenta se misturar, mas também desafiar a materialidade e a expressão formal de Tingbjerg.

© Rasmus Hjortshøj - COAST

A comunidade local foi construída em 1950 e contou com a atuação de Steen Eiler Rasmussen e de Carls Theodor Sørensen. Sua concepção para este local foi um bairro moderno completo, com escola, igreja e uma área residencial, tudo construído com tijolos amarelos e cercado por áreas verdes recreacionais. A ideia de Rasmussen era oferecer um lugar com mais qualidade de vida do que o centro da cidade, que na época apresentava vários problemas urbanos que fazia das condições de vida insalubres. 

Corte

Desde a sua criação, a reputação da Tingbjerg como comunidade modelo diminuiu drasticamente e hoje a vizinhança está na lista do governo dinamarquês de áreas marginalizadas com altas taxas de criminalidade. Ao mesmo tempo, Tingbjerg é listado como uma área de importância nacional, e o trabalho de Eiler Rasmussen é considerado um marco no modernismo dinamarquês.

© Rasmus Hjortshøj - COAST

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tingbjerg, Copenhagen, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca e Casa de Cultura Tingbjerg / Cobe" [Tingbjerg Library and Culture House / Cobe] 27 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908147/biblioteca-e-casa-de-cultura-tingbjerg-cobe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.