Greenpeace Brasil / +K Arquitetos

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Mesa, CadeiraGreenpeace Brasil / +K Arquitetos - Janela, Fachada, BalcãoGreenpeace Brasil / +K Arquitetos - Porta, JanelaGreenpeace Brasil / +K Arquitetos - Janela, Vidro, FachadaGreenpeace Brasil / +K Arquitetos - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: +K Arquitetos; +K Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Colaboradores: João Pasqua, Mariana Hiroki
  • Projeto Estrutural: Favale Associados Engenharia
  • Projeto De Instalações: Sandretec Engenharia
  • Autora: Keila Costa
  • Paisagismo: Luisa Mellis
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Imagem 13 de 24
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se do projeto arquitetônico, na cidade de São Paulo, da sede da Organização Não Governamental Greenpeace Brasil que atua na defesa do planeta, através da divulgação de informações, dados e denúncias, de forma a promover a conscientização pública, a mobilização social e a articulação política em defesa do meio ambiente.

Plantas

A intervenção se dá em um edifício existente que possui a cota de nível do pavimento térreo aproximadamente na mesma cota de nível da rua, dois pavimentos superiores, dois inferiores e laje plana de cobertura.

Localizado em um lote extenso no sentido longitudinal, perpendicular à rua, possui um grande desnível da cota de nível da rua em relação à cota do fundo do lote, onde há uma pequena área livre entre o edifício e uma antiga casa de um pavimento, provavelmente dos anos 40, pertencente ao mesmo lote.

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Janela, Fachada
© Ana Mello

Devido aos limitados recursos financeiros disponíveis para a reforma, a intervenção proposta foi mínima, entretanto, contundente, alterando elementos significativos na arquitetura existente de forma a atender ao programa de necessidades e intenções de ocupações da ONG.

Todas as divisões internas foram eliminadas criando 4 grandes salões, um em cada pavimento, interligados por escadas - localizadas nas laterais junto aos sanitários - e um elevador ao fundo:

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Mesa
© Ana Mello

Térreo: acesso à edificação, onde há o bicicletário, uma pequena recepção, um salão multiuso e uma sala de reunião ao fundo. Em uma das laterais há uma abertura para veículo que se comunica com o fundo do lote através de uma rampa íngreme;

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Janela, Fachada, Balcão
© Ana Mello

Pavimento Inferior 1: salão multiuso com sala de reunião ao fundo;

Pavimento Inferior 2: Warehouse, cujo projeto de ocupação foi desenvolvido e executado pela própria equipe do GP, CPD e Sala Técnica ao fundo, área livre entre o edifício e a casa existente onde ao fundo foi proposto um deque de madeira e um redário;

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Cadeira
© Ana Mello

Pavimento Superior 1: salão destinado à equipe com ilhas de trabalho e salas setorizadas localizadas na lateral onde se encontram as escadas e sanitários;

Pavimento Superior 2: salão destinado à equipe com ilhas de trabalho e salas setorizadas localizadas na lateral onde se encontram as escadas e sanitários;

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Ana Mello

Cobertura: etapa não executada, em projeto estava previsto a execução de uma horta e uma Sala de Reunião / Uso Múltiplo aberta e com cobertura retrátil, além da instalação de placas solares para a produção de energia limpa, esta sim foram implantadas.

Todos os novos espaços setorizados foram delimitados fisicamente com divisórias de vidro e estrutura em aço carbono, com exceção das salas técnicas que demandavam maior isolamento acústico e visual e que foram delimitadas com divisórias acústicas de gesso.

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Vidro
© Ana Mello

Os vidros fixos que fechavam as aberturas existentes foram removidos e vidros com abertura pivotante vertical, utilizados para fechamento de varandas, foram instalados em todas as aberturas, possibilitando ventilação cruzada no pavimento térreo e nos dois pavimentos superiores.

Como elementos de proteção física, guarda-corpos em aço carbono e cabos de aço foram projetados internamente nos pavimentos térreo e superiores próximos às janelas que possuíam abertura piso a teto.

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Cadeira, Janela, Corrimão
© Ana Mello

A cor predominante na intervenção foram o branco e o grafite de forma que a arquitetura se tornasse um suporte o mais neutro possível para as futuras intervenções espaciais, efêmeras ou não, elaboradas pela própria equipe do GP.

Como as fachadas transversais são praticamente leste e oeste, foi projetada uma estrutura em aço carbono localizada junto às lajes dos pavimentos superiores 1 e 2 e no topo do edifício interligadas por cabos de aço. Plantas foram plantadas no pavimento térreo de forma que atingissem esta estrutura e se transformassem em um brise “verde”. Cortinas de lona branca também foram previstas.

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Janela, Mesa
© Ana Mello

As mesas em aço carbono e tampo em MDF formicado branco também foram projetadas pelo escritório de arquitetura, prevendo uma canaleta para a passagem das instalações elétricas, dados e telefonia, que foram previstas de forma aparentes no teto e interligadas às mesas por colunas técnicas.

Uma vez que o andar térreo teria um uso restrito, ou seja, não aberto ao público, foi proposto um canteiro de plantas ao longo da fachada a fim de desativar o amplo acesso ao térreo sem interferir nas preexistências do edifício alugado, simplesmente retirando o piso intertravado de concreto existente na calçada. Desta forma, manteve-se a fachada existente com a grade metálica e o fechamento interno em vidro que possibilita a iluminação natural e a visibilidade entre o interior e o exterior do edifício. Neste canteiro foram plantadas as trepadeiras que sobem pela fachada e folhagens nativas e comestíveis (Taioba). Ao fundo deste salão no térreo, na janela da Sala de Reunião, uma jardineira suspensa também foi plantada com plantas nativas e comestíveis (Ora-pro-nobis).

Greenpeace Brasil / +K Arquitetos - Imagem 17 de 24
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Fradique Coutinho, 352 - Pinheiros, São Paulo - SP, 01414-002, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Greenpeace Brasil / +K Arquitetos" 06 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907714/greenpeace-brasil-plus-k-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.