Residência Pêssego / Frederic Schnee

Residência Pêssego / Frederic Schnee - Mais Imagens+ 45

© Yuxuan, Frederic Schnee

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção de moradias rurais deve pouco ao Estado e mais às poupanças domésticas. Ao permitir a compra de materiais de fabricantes e artesãos locais, a construção de habitações auto-construídas é predominante nas áreas rurais. A propriedade privada remonta à reforma agrária dos anos 50, que não conseguiu estabelecer habitações coletivas, mas reafirmou a noção de propriedade privada como expressão do trabalho da família. São as casas dos camponeses - herdadas ou construídas com poupança interna. Essa casa, no norte da China, constitui uma forma de habitação que é o resultado de um longo processo de interação entre a forma construída junto das necessidades e hábitos sociais, econômicos e culturais.

© Yuxuan, Frederic Schnee

© Yuxuan, Frederic Schnee

A tarefa de construir uma nova casa exigiu um estudo sobre o modo de vida nas áreas rurais de Pequim. Uma análise extensiva do tipo de edifício específico, o ambiente construído, o contexto social, histórico e, finalmente, os requisitos para o novo uso foram absolutamente essenciais antes do processo de desenho. Em um estudo preliminar, o local e suas edificações anteriores foram reconstituídos e documentados através de uma reconstrução gráfica para entender seu layout e função. Uma linha do tempo a partir da década de 1950 revela os diferentes estados e transformações em que eles foram submetidos. Uma das características mais importantes da casa é sua flexibilidade em acomodar o crescimento e a mudança.

O objetivo era construir uma nova casa, levantando o pátio e criando um espaço para uma loja de conveniência no térreo. O piso térreo foi rebaixado e uma nova laje de concreto foi feita dentro do prédio existente para criar o pavimento superior.

© Yuxuan, Frederic Schnee

© Yuxuan, Frederic Schnee

Para seguir os layouts tradicionais e construir de acordo com os princípios do Feng Shui, a nova planta foi modelada como a típica casa-pátio no norte da China. Atenção especial deve ser dada ao ângulo e à grade do layout, ao posicionamento de colunas e às aberturas para atender a todos os requisitos. A edificação está organizada em um lote orientado norte-sul, com o pavilhão principal voltado para o sul. O portão de acesso está situado no canto sudeste, de acordo com o layout tradicional. As alturas do teto e o espaçamento tiveram de seguir uma hierarquia específica. O layout elevado é introvertido para garantir a privacidade no pátio e nas casas adjacentes.

© Yuxuan, Frederic Schnee

© Yuxuan, Frederic Schnee

O tijolo azul ou cinza é historicamente predominante em Pequim e na região nordeste da China, mas é cada vez menos usado por várias razões hoje em dia. Tijolos vermelhos mais baratos são mais usados em habitações auto-construídas. O desenho da fachada com duas cores diferentes de tijolo dissipa o contraste e cria um equilíbrio. Além disso, marcas visíveis de queimadura nos tijolos vermelhos fundem os dois tons.

© Yuxuan, Frederic Schnee

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pêssego / Frederic Schnee" [Peach House / Frederic Schnee] 07 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907179/residencia-pessego-frederic-schnee> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.