Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura

Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, Fachada, BalcãoSodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Urbano, JardimSodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Imagem 4 de 35Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, FachadaSodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Oficina Conceito Arquitetura; Oficina Conceito Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  977
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumazza, Ananda, Engemix, Portobello
Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Passo d’Areia, um bairro predominantemente residencial, o Sodré272 tem seu lote posicionado em um local bem peculiar da malha urbana: uma falsa esquina gerada a partir da canalização do Arroio Areia.

Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

Tomamos partido desta esquina inusitada, observamos a orientação solar norte e fizemos diferente de todos os outros vizinhos: voltamos a edificação para esta passagem de pedestres através de grandes sacadas. Estas propiciam que os olhos dos moradores sejam a segurança da rua e também funcionam como uma eficiente proteção solar para os meses mais quentes do ano. Já para meses em que o sol tem seu ângulo de ação mais baixo, criamos grandes paineis deslizantes que filtram a luz e trazem a textura e o toque da madeira natural, neste caso a Grápia.

Criação

As fachadas leste e oeste possuem grandes caixas de concreto aparente que formam volumes independentes e abraçam o prédio até a fachada sul. Estas caixas trazem robustez ao edifício e tornam-se parte do mobiliário interno podendo ser utilizadas pelos moradores como grandes bancos e mobiliário embutido.

Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Finalizando a forma geral da edificação, adicionamos a circuação vertical toda em concreto aparente que se conecta por materialidade aos blocos de concreto das fachadas já mencionadas.

Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Escada, Corrimão
© Marcelo Donadussi

Pensamos em um projeto equilibrado entre a solidez dos volumes em concreto e a liberdade de amplas aberturas que permitem diferentes interações com a luz e o entorno.

É um edifício com a dimensão local, que valoriza o entorno e acompanha o morador ao longo da vida através de ambientes flexíveis. A planta livre possibilita layouts que vão de lofts com espaços integrados a apartamentos de 1, 2 ou 3 dormitórios.

Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

A cobertura possui área de churrasqueira, jardim com cobertura verde e bancos de madeira pensados para a integração dos moradores. Lá de cima, podemos perceber a escala do bairro e notar a fácil  interação entre o morador e a rua.

Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Desta maneira o Sodré272 se insere na paisagem urbana subvertendo a predominância do bairro que é de grandes torres e apresenta a possibilidade de se pensar as novas edificações com uma escala mais humana.

Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura - Viga
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Azevedo Sodré, 272 – Porto Alegre/RS - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sodré272 / Oficina Conceito Arquitetura" 20 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907082/sodre272-oficina-conceito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.