Casa Viva / Play Arquitetura

Casa Viva / Play Arquitetura - Mesa, CadeiraCasa Viva / Play Arquitetura - Mesa, CadeiraCasa Viva / Play Arquitetura - Janela, VigaCasa Viva / Play Arquitetura - JanelaCasa Viva / Play Arquitetura - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Play Arquitetura; Play Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alva Design, Bianca Barbato, Coral, Galeria Celma Albuquerque, Innere, Ladrilhos Barbacena, Líder Interiores, Marie Camille;, Pé Palito, São Romão, Templuz, Terra Tile, Topy System
Casa Viva / Play Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. A instalação fez parte da 24ª mostra anual de Arquitetura e Decoração, a CASACOR Minas, que aconteceu na cidade de Belo Horizonte, MG-Brasil, entre os meses de Agosto e Setembro de 2018. O evento ocorreu em um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico onde se localizava a antiga sede da Rede Ferroviária de Belo Horizonte.

Planta - Semana 05

Projetada pelo escritório Play Arquitetura em sua primeira participação na mostra, a instalação intitulada “Casa viva” propôs um espaço que, assim como uma casa comum, está em constante movimento e transformação.

Casa Viva / Play Arquitetura - Imagem 9 de 36
© Studio Tertulia

A base deste experimento foi um objeto arquitetônico construído no terceiro andar do edifício histórico, um local amplo coberto por um telhado cerâmico estruturado por grandes tesouras metálicas.

Casa Viva / Play Arquitetura - Viga
© Jomar Bragança

O pequeno pavilhão temporário foi desenhado levando-se em conta o edifício original existente, extraindo dele novas possibilidades espaciais e arquitetônicas, evidenciando as relações entre a arquitetura existente e a nova, exterior e interior, luz e sombra.

Casa Viva / Play Arquitetura - Corrimão
© Jomar Bragança

Além de suas características arquitetônicas a instalação dotou-se de um caráter performático ao propor transformações semanais na sua ocupação interna, recebendo gradativamente móveis, obras de arte, plantas, objetos afetivos e memórias pessoais. O visitante foi convidado a acompanhar estas mudanças em companhia de uma anfitriã, a atriz Margareth Cardoso, que se apropriou do espaço e também incorporou modificações na sua personagem. As transformações foram registradas através de fotos e estas devidamente expostas no hall de forma que o processo fosse acompanhado por todos.

Casa Viva / Play Arquitetura - Mesa, Madeira
© Jomar Bragança

A proposta procurou evidenciar e confrontar as múltiplas potencialidades da arquitetura, da arquitetura de interiores, do design e da arte e suas inter-relações com seus usuários, questionando a ideia de arquitetura como algo estático e emocionalmente apático.

Casa Viva / Play Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Studio Tertulia

“Nós, profissionais que atuamos na criação deste universo, composto por espaço (arquitetura), coisas (design) e pessoas, precisamos estar conscientes das relações entre estes agentes e projetar buscando afeto, no sentido de afetarmos uns aos outros nas nossas emoções e subjetividades.”

Casa Viva / Play Arquitetura - Banco
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Viva / Play Arquitetura" 03 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907078/casa-viva-play-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.