Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Atelie de Arquitetura
  6. 2018
  7. Casa Pacheco Leão AL / Atelie de Arquitetura

Casa Pacheco Leão AL / Atelie de Arquitetura

  • 07:30 - 11 Dezembro, 2018
  • Curadoria de Pedro Vada
Casa Pacheco Leão AL / Atelie de Arquitetura
Casa Pacheco Leão AL / Atelie de Arquitetura, © Andre Nazareth
© Andre Nazareth

© Andre Nazareth © Andre Nazareth © Andre Nazareth © Andre Nazareth + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Alto da Boa Vista, Brasil
  • Arquitetas responsáveis

    Anna Backheuser, Elaine Fachetti
  • Paisagismo

    Nativa Paisagismo
  • Iluminação

    Rio Branco e FAccini
  • Área

    370.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Andre Nazareth
© Andre Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradora desta casa é uma antiga amiga das sócias do escritório. Ela morava em uma residência maior, mas queria simplificar a vida. Encontrou uma casa em um condomínio fechado no Horto, Rio de Janeiro, onde teria uma área menor com um pequeno jardim, que ainda assim acolheria seus dois filhos, cachorros e gatos.

Perspectiva Explodida
Perspectiva Explodida

A cliente queria uma área de uso comum para a família, uma área para os filhos e um espaço onde poderia se recolher nos dias de casa cheia – quando seus filhos se reúnem com amigos - tudo em um estilo mais industrial, prático e com estética contemporânea. Devido a essas premissas, concluímos que seria melhor demolir a casa existente e construir outra em estrutura metálica e concreto aparente, pois o custo benefício seria melhor.

© Andre Nazareth
© Andre Nazareth

A área de estar tem cara de loft, toda integrada. A cozinha é aberta para a sala e um painel em marcenaria permite que seja separada quando necessário. A área da churrasqueira também se integra à sala e à cozinha, para ser utilizada enquanto assistem futebol, uma paixão da família. Um canteiro verde trouxe o aconchego e a natureza para o ambiente e dá privacidade em relação à rua, papel também do cobogó de concreto da fachada frontal. O piso em tecnocimento ajuda na continuidade dos ambientes e as placas de Solarium na parte externa complementam. A laje é aparente, mantendo a premissa de materiais com uma cara industrial e de fácil manutenção. Toda a iluminação da sala é feita por trilhos aparentes presos a laje. A cozinha mantém o tom cinza que une toda a residência, mas um painel com ladrilho hidráulico traz um elemento mais orgânico e com cor, fazendo vários tons de verde se destacarem em vários cantos do térreo. A escada é em estrutura metálica aparente, da mesma cor chumbo que a estrutura da casa. Degraus/prateleiras em madeira tipo cumaru aquecem o ambiente e conectam os pavimentos formando uma grande estante. Tubos de ferro criam um pequeno hall na entrada, onde bicicletas ficam penduradas e uma porta pivotante em laca verde abre para a rua. Ao fim da escada, uma grande janela para o shaft pintado com grafite dos filhos e amigos, permite a entrada de luz e ventilação.

© Andre Nazareth
© Andre Nazareth

No segundo pavimento, encontram-se as suítes – uma de hóspedes e duas para os dois filhos, protegidas na fachada por brises de painel prensado composto 70% de papel kraft,  que tem recolhimento tipo camarão.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - 1° Pavimento
Planta - 1° Pavimento

O segundo pavimento é totalmente ocupado pela proprietária com sua cama, mesa de trabalho, ambiente de TV, uma bancada em concreto com fogão, cuba e geladeira, banheiro, closet e na área externa uma banheira de hidromassagem. O piso de cimento e o forro do teto em ripas de madeira integram todos os ambientes, separados apenas por uma cortina, e o Solarium dá continuidade entre interno e externo. No banheiro, uma claraboia traz luz e permite que ela veja o céu. O espaço é todo cercado de esquadria de vidro para aproveitar o verde do condomínio e o visual da Mata Atlântica.

© Andre Nazareth
© Andre Nazareth

A partir deste pavimento, uma escada metálica dá acesso ao teto verde que a princípio não existiria. Durante a obra percebemos o visual que ela teria, tiramos partido e aproveitamos as qualidades de conforto térmico que este recurso poderia trazer.

© Andre Nazareth
© Andre Nazareth

Em termos de sustentabilidade, levamos em consideração a constante umidade do Horto, que precisa que o sol entre sempre na casa, mas buscamos bastante ventilação cruzada para amenizar as temperaturas de verão.  Além do recurso do terraço verde e dos painéis da fachada, a casa tem reutilização de águas pluviais e placas solares para o aquecimento d’água. A proprietária nos solicitou um cuidado ao especificarmos metais economizadores de água e madeira certificada.

© Andre Nazareth
© Andre Nazareth

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Pacheco Leão AL / Atelie de Arquitetura" 11 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907034/casa-pacheco-leao-al-atelie-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.