Banco Raiz / Yong Ju Lee Architecture

Banco Raiz / Yong Ju Lee Architecture - Mais Imagens+ 27

  • Construção: Sunjin Plus
  • Cliente: Hangang Art Park
  • Arquiteto Responsável: Yong Ju Lee
  • Equipe De Projeto: Seung Joon Lee, HyeokJun Dong, Seongmin Moon
  • Cidade: Yongsan-gu
Mais informaçõesMenos informações
© Kyungsub Shin

Banco Raiz é a reinterpretação da proposta vencedora no Hangang Art Competition. Trata-se de um mobiliário público em forma de círculo com 30 metros de diâmetro, instalado na grama, que mostra a forma dinâmica de uma raiz se espalhando por todo o parque. O conceito principal que remete à proposta vencedora é a forma orgânica que parte do centro e cria conectividade espacial. O banco apresenta um estímulo visual pelo forte contraste com o plano de fundo do espaçoso parque ao ar livre e permite que as pessoas descansem nele sentando e encostando nas diferentes alturas existentes. 

© Kyungsub Shin
Planta
© Yong Ju Lee Architecture

A peça de arte projetada por algoritmo de computador apresenta a dinamicidade da geometria tridimensional. A estrutura de metal com base de concreto apoia a forma geral como estrutura principal e um deck de madeira a cobre. Ao aplicar tal material para acabamento, o banco torna-se fácil de usar e manter-se como um assento confortável. Além de apresentar a forma completa do círculo, o Banco Raiz funde-se na grama, assim não delimitando o que é instalação artificial e o que faz parte do ambiente natural. Os visitantes podem se comunicar entre si e, ao mesmo tempo, descansarem confortavelmente no espaço e admirar a obra de arte. Há três alturas diferentes no mobiliário: cadeira para criança (250 mm), cadeira para adulto (450 mm) e mesa (75 mm). 

© Kyungsub Shin

Para articular intensamente o espalhamento da forma, o sistema de reação-difusão foi aplicado ao processo de projeto. Este modelo matemático descreve a mudança no espaço e no tempo da concentração de uma ou mais substâncias químicas: reações químicas locais nas quais as substâncias são transformadas umas nas outras e difusão, que faz com que as substâncias se espalhem por uma superfície no espaço. Através do algoritmo, a forma radial em geral é gerada com a fusão do primeiro plano (instalação) com seu plano de fundo (grama).

© Kyungsub Shin
Diagrama
© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:302-17 Ichon-dong, Yongsan-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Banco Raiz / Yong Ju Lee Architecture" [Root Bench / Yong Ju Lee Architecture] 08 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907001/banco-raiz-yong-ju-lee-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.