Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Coreia do Sul
  5. Yong Ju Lee Architecture
  6. 2018
  7. Banco Raiz / Yong Ju Lee Architecture

Banco Raiz / Yong Ju Lee Architecture

  • 13:00 - 8 Dezembro, 2018
  • Curadoria de María Francisca González
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Banco Raiz / Yong Ju Lee Architecture
Banco Raiz / Yong Ju Lee Architecture, © Yong Ju Lee Architecture
© Yong Ju Lee Architecture

© Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin + 32

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Banco Raiz é a reinterpretação da proposta vencedora no Hangang Art Competition. Trata-se de um mobiliário público em forma de círculo com 30 metros de diâmetro, instalado na grama, que mostra a forma dinâmica de uma raiz se espalhando por todo o parque. O conceito principal que remete à proposta vencedora é a forma orgânica que parte do centro e cria conectividade espacial. O banco apresenta um estímulo visual pelo forte contraste com o plano de fundo do espaçoso parque ao ar livre e permite que as pessoas descansem nele sentando e encostando nas diferentes alturas existentes. 

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin
Planta
Planta
© Yong Ju Lee Architecture
© Yong Ju Lee Architecture

A peça de arte projetada por algoritmo de computador apresenta a dinamicidade da geometria tridimensional. A estrutura de metal com base de concreto apoia a forma geral como estrutura principal e um deck de madeira a cobre. Ao aplicar tal material para acabamento, o banco torna-se fácil de usar e manter-se como um assento confortável. Além de apresentar a forma completa do círculo, o Banco Raiz funde-se na grama, assim não delimitando o que é instalação artificial e o que faz parte do ambiente natural. Os visitantes podem se comunicar entre si e, ao mesmo tempo, descansarem confortavelmente no espaço e admirar a obra de arte. Há três alturas diferentes no mobiliário: cadeira para criança (250 mm), cadeira para adulto (450 mm) e mesa (75 mm). 

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Para articular intensamente o espalhamento da forma, o sistema de reação-difusão foi aplicado ao processo de projeto. Este modelo matemático descreve a mudança no espaço e no tempo da concentração de uma ou mais substâncias químicas: reações químicas locais nas quais as substâncias são transformadas umas nas outras e difusão, que faz com que as substâncias se espalhem por uma superfície no espaço. Através do algoritmo, a forma radial em geral é gerada com a fusão do primeiro plano (instalação) com seu plano de fundo (grama).

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin
Diagrama
Diagrama
© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Banco Raiz / Yong Ju Lee Architecture" [Root Bench / Yong Ju Lee Architecture] 08 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907001/banco-raiz-yong-ju-lee-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.