Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura

Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - JanelaSede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Mesa, CadeiraSede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Fachada, JanelaSede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Cadeira, JanelaSede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Mais Imagens+ 56

  • Arquitetos: ORANGE arquitectura; ORANGE arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11288
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Navarra, ROOFZIP, Robbialac
  • Colaboradores: Tiago Nunes da Costa, Daniela Santos, Luis Salazar, Miguel Serpa Oliva, Daniel Gameiro, Ana do Vale Lopes, Elísio Graça, Nuno Pereira, Paulo Teixeira, João Portugal, Rui Santos, João Lopes
  • Clientes: Plural - Cooperativa Farmacêutica, CRL
  • Arquitetos Responsáveis: Alexandre Saraiva Dias, Maria Amália Freitas
  • Cidade: Coimbra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Fachada, Janela
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização da antiga Fábrica Topázio resulta da transferência, no final da década de 50 do século passado, da unidade fabril existente na Avenida Emídio Navarro, em plena baixa da cidade de Coimbra, para a Zona Industrial da Pedrulha.

Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Janela
© do mal o menos
Planta - Térreo
Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Tijolo, Fachada
© do mal o menos

A forte relação do imóvel com a antiga Estrada Nacional 1, actual Rua Manuel Madeira, estabelece-se, maioritariamente, através de um alçado principal estendido ao longo da via, com uma linguagem marcadamente modernista em que se destacam a horizontalidade e a métrica repetitiva, oferecidas pelos vãos e frisos que os emolduram. Em claro contraste, no lado Nascente do alçado, desenha-se o gesto vertical da torre que albergava os Silos, adossado à transparente Sala de Fabrico, e, no extremo oposto, no lado Poente, o remate opaco do corpo principal, em cantaria de pedra calcária, ancorando os mastros institucionais.

Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Janela, Tijolo, Fachada
© do mal o menos
Corte 02
Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Imagem 52 de 61
© do mal o menos

A partir da década de 60 os imóveis foram sofrendo sucessivas ampliações que desvirtuaram a primeira composição arquitectónica. Essas ampliações, bem como as sucessivas demolições arbitrárias, tornaram praticamente irreconhecíveis alguns dos limites do projecto e terreno originário.

Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Janela, Tijolo, Escada, Fachada
© do mal o menos
Planta - 1° Pavimento
Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Janela, Tijolo, Fachada
© do mal o menos

A distribuição programática implicada pela instalação da nova Sede e Central Logística da Cooperativa de Farmácias Plural levou a intervenções diversas no complexo remanescente: a fachada pública existente é preservada, respeitando-se a partir desta, a cércea, materiais e cores dos acabamentos das novas intervenções, sendo ainda nesta lógica que a Torre dos Silos e a Sala de Fabrico são também reabilitadas; a nova construção que se amarra à fachada principal reabilitada, materializa-se numa linguagem marcadamente contemporânea, que intenta, mais do que criar distâncias de segurança, assumir como possível um compromisso entre dois léxicos, de contágio propositadamente dúbio, entre o antes e o agora.

Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura - Fachada
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Coimbra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural / ORANGE arquitectura" 13 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906704/sede-e-centro-de-logistica-da-cooperativa-de-farmacias-plural-orange-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.