Casa La Perouse / elton_léniz

Casa La Perouse / elton_léniz - Mais Imagens+ 17

Santiago, Chile
  • Engenheiro Estrutural: Manuel José Ruiz
  • Construtor: Jorge Carrasco
  • Consultor Técnico: Rodrigo Contreras
  • Projeto Paisagístico: Inés Couve
  • Consultor Elétrico: Rodrigo Tonda
  • Projeto De Iluminação: Interdesign, Paula Martinez
  • Arquitetos Responsáveis: Mirene Elton, Mauricio Léniz, Rodrigo Fernández
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto se localiza em um bairro de casas de estilo moderno construídas ao redor dos anos 1960 em Santiago. Trata-se de uma região caracterizada por grandes lotes, árvores antigas e vistas espetaculares ao Cerro Manquehue. A principal ideia do projeto é construir um volume compacto e robusto que permita acomodar a vida de uma família contemporânea, mas que ao mesmo tempo guarde a memória e as características de seu contexto urbano. Para isso foram incorporados ao projeto materiais e proporções espaciais próprias das casas de estilo moderno da região.

© Marcos Mendizabal
Planta - Térreo
© Marcos Mendizabal

Concebida como um volume compacto em três pavimentos, essa casa se organiza ao redor de um hall central de pé-direito duplo, uma claraboia que permite a entrada da luz natural e uma escada de madeira escura que conecta verticalmente os três andares. No primeiro pavimento localizam-se todos os espaços comuns, os quais podem ser subdividido pela ação de portas de correr de madeira segundo as diversas necessidades da família. Os dormitórios foram distribuídos no segundo pavimento e têm vistas demarcadas da paisagem, com uma série de painéis metálicos que funcionam como uma pele flexível que fornece privacidade e proteção em relação ao sol. O subsolo é utilizado como espaço de adega, sala de equipamentos, uma "caverna" de vinhos e um dormitório multiuso iluminado por um pátio enterrado de paralelepípedos.

Detalhes Construtivos

Antes da construção demoliu-se cuidadosamente uma casa existente no local. Neste processo foram protegidos as principais árvores do jardim e se resgataram os materiais mais valiosos para incorpora-los no novo projeto. Algumas antigas persianas de larício foram utilizadas para revestir uma parede de seis metros de altura no hall, exercendo uma função de elemento visual e absorção acústica. Os materiais externos da casa foram escolhidos de forma que pudessem envelhecer com a casa e revelar a passagem do tempo.

© Marcos Mendizabal

O segundo pavimento foi revestido em abeto escuro, enquanto o primeiro pavimento tem paredes pretas, concreto aparente e piso de pedra para contrastar com o jardim e a paisagem de Santiago. Finalmente, no perímetro da casa, foram utilizados tijolos brancos para construir as empenas e o acesso em diálogo com as casas modernas vizinhas.

© Marcos Mendizabal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Perouse / elton_léniz" [Casa La Perouse / elton_léniz] 23 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906446/casa-la-perouse-elton-leniz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.