Casa Box / Flávio Castro

Casa Box / Flávio Castro

Casa Box / Flávio Castro - Escada, Fachada, CorrimãoCasa Box / Flávio Castro - Sofá, Janela, CadeiraCasa Box / Flávio Castro - Mesa, SofáCasa Box / Flávio Castro - Terraço, PátioCasa Box / Flávio Castro - Mais Imagens+ 77

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: FCstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BD Barcelona Design, C & C - Casa e Construção, Deca, Esquadralum Ind. e Com. Esquadrias, Foscarini, Grohe, Intercement, Iron Logic, Jacqsa Distrib Vidros, Levitare, Moroso, STR, Santorini, Useaço Construções Metálicas Ltda., Vibia
  • Autor: Flávio Castro
  • Equipe: Flávio Castro, Flávia Marques
  • Colaboradores: Rossin + Tramontina, Useaço, Estudio Bola
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Box / Flávio Castro - Sofá, Janela, Cadeira
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Box, localizada em um bairro residencial de baixa verticalização na cidade de São Paulo, foi projetada para abrigar o jovem arquiteto, autor do projeto. A dimensão do terreno (20 x 10m) de esquina, direcionou a implantação onde todas as aberturas estão localizadas em duas das quatro fachadas. Aberturas zenitais e o pátio interno iluminam os ambientes que estão localizados nas outras duas fachadas.

Casa Box / Flávio Castro - Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Pedro Kok
Casa Box / Flávio Castro - Imagem 59 de 82
Planta - Térreo

Da rua, ela emerge do muro como uma caixa opaca, sem aberturas. Isso foi intencional, pois a discrição gera mais segurança (realidade de São Paulo). Ao passar pelo portão frontal de aço corten, chega-se a um pequeno hall de onde se consegue ler, pela primeira vez, a volumetria de todo o projeto e a diferenciação do programa através da escolha dos materiais. A caixa opaca, que antes parecia ser pesada, se apoia em uma caixa de vidro no pavimento térreo e faz com que pareça flutuar (volumetria).

Casa Box / Flávio Castro - Mesa, Cadeira, Janela, Pátio, Aido
© Pedro Kok
Casa Box / Flávio Castro - Mesa, Janela, Cadeira, Banco, Viga
© Pedro Kok

No térreo, o vidro das portas de correr permite a integração visual com o jardim. Aqui está a parte social ( sala de estar, etc) de forma funcional. O segundo andar abriga a área privada (suíte , sala de TV) e determinou o revestimento externo da residência: painéis de miniwave. As diferentes possibilidades de abertura controlam a insolação, proteção acústica e privacidade.

Casa Box / Flávio Castro - Fachada
© Pedro Kok
Casa Box / Flávio Castro - Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Pedro Kok

Na cobertura, o teto jardim completa o programa e estabelece uma relação distinta com o entorno. Funciona como um belvedere. Fatos como aquecimento solar, jardim em abundancia, ventilação cruzada e a técnica construtiva adotada (rapidez) fazem com que a casa seja energeticamente eficiente. Pela foto aérea se pode observar que se trata de uma exceção ao padrão. A arquitetura tem como premissa o respeito pelas condições do lugar onde está inserida, presente tanto na organização da planta quanto no emprego dos materiais, passando pela concepção dos detalhes. 

Casa Box / Flávio Castro - Imagem 52 de 82
© Pedro Kok
Casa Box / Flávio Castro - Imagem 66 de 82
Corte Longitudinal
Casa Box / Flávio Castro - Terraço, Pátio
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Box / Flávio Castro" 16 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906084/casa-box-flavio-castro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.