Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos

Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 2 de 20Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 3 de 20Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 4 de 20Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 5 de 20Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: MAPA; MAPA Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  27
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Cálculo Estrutural: RDA Ingenieria
  • Produção De Fábrica: Portilame (Portugal)
  • Montagem E Instalação: Cosia&Pombo
  • Transporte: Carrión Transportes
  • Equipamento: MAPA + Cosia&Pombo
  • Ônix: Laviere Vitacca
  • Cruz: Taller Capitán
  • Fundações: Pablo Trucido
  • Arquitetos Responsáveis: Luciano Andrades, Matías Carballal, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado
  • Equipe: Pablo Courreges, Diego Morera, Emiliano Lago, Fabián Sarubbi, Sandra Rodríguez, Rafael Solano, Agustín Dieste, Alba Álvarez, Miquel Castellà, Marcos Gómara, Victoria Reibakas, Sebastián Lambert, Lucy Braunstein, Marie-Lise Hofstetter, Claire Gardan, Helena Utzig, Joao Bernardi
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 7 de 20
© Tali Kimelman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sacromonte é paisagem. É um campo de forças relacionais, de antigas intensidades e novos impulsos que coexistem em uma nova entidade sem precedentes. Assim, a natureza, a produção, as infraestruturas, os edifícios e a energia constituem um campo de estímulos para descobrir, um campo de experiências. Em um cenário tão particular, a Capela do Sacromonte encontra seu lugar entre vinhas, lagoas, morros e refúgios. Concebida como um amplificador de paisagem, ela se funde com o ambiente, elevando a experiência sensorial da natureza a um novo nível. Localizada em um dos pontos mais altos do Sacromonte, pode ser visto de longe.

Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 2 de 20
© Leonardo Finotti

Como devem ser os espaços sagrados do século XXI? A capela reflete sobre as muitas interpretações possíveis desta e de outras questões através de sua relação ambígua com matéria, espaço e tempo. Uma tensão calma reina quando se entra em contato com ela. Uma tensão entre peso e leveza, entre presença e desaparecimento, entre tecnologia e natureza. Enigmática e desconcertante, deixa seus visitantes com mais perguntas do que respostas.

Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 3 de 20
© Leonardo Finotti

A capela começou em uma fábrica em Portugal. Uma vez pré-fabricada em tecnologia CLT e aço, foi transportada diretamente para a paisagem do Sacromonte para ser montada em um único dia. Simples e austera, seu design assume o desafio de transmitir uma mensagem poderosa usando a menor quantidade possível de recursos.

Axonométrica Explodida
Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 13 de 20
© Tali Kimelman

Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Floresta
© Tali Kimelman

Dois planos de madeira de 9x6 metros repousam sutilmente um de lado do outro, mas sem se tocar. A partir deste gesto simples e único, nasce um novo recinto. Nem fechado nem completamente aberto, é um espaço em si e faz parte de seu ambiente ao mesmo tempo. Dentro dos planos tentam proteger e consagrar uma pequena porção da paisagem, mas negam seu confinamento com respeito. Assim, os conceitos de interior e exterior são diluídos em uma experiência espacial difusa e ambígua.

Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 6 de 20
© Leonardo Finotti

Quase por magia, uma caixa preta e metálica flutua e desequilibra a simetria em um ato transcendental. A luz entra na face posterior por uma folha de ônix translúcido. No interior, a Virgem de La Carrodilla encontra proteção e refúgio. A capela coexiste harmoniosamente com a natureza, deixando entrar ventos e tempestades. De certo modo, evoca a mais primitiva das arquiteturas: aquela que une a Humanidade, a paisagem e a matéria com o eterno.

Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos - Imagem 4 de 20
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sierra de Carape, Departamento de Maldonado, Uruguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos" 20 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906083/capela-sacromonte-landscape-hotel-mapa-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.