Escola da Cidade e Sesc SP apresentam palestra aberta sobre cidades e sustentabilidade, com José Eli da Veiga

O encontro acontece no próximo dia 14/11 e integra preliminares ao Seminário Internacional Sesc SP + Escola da Cidade 2019, cujo tema geral é o direito à cidade

O Seminário Internacional Sesc SP + Escola da Cidade, realizado por meio de parceria entre as duas instituições, acontece anualmente e abre o calendário letivo da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Para o próximo ano, seu tema será o “direito à cidade”, expressão celebrizada pelo sociólogo francês Henri Lefébvre em seu livro "Le droit à la ville" (1968).

Como parte das atividades preliminares a tal Seminário, ambas as instituições apresentam agora a série de palestras “Ainda o direito à cidade?”, com ênfase nas ciências humanas e sociais. A série foi aberta no último dia 24 de outubro pelo intelectual e gestor cultural Carlos Augusto Calil, que versou sobre a relação entre vida urbana e política cultural.

No próximo dia 14/11, será a vez de José Eli da Veiga, professor titular da Universidade de São Paulo. Veiga abordará o problema da relação entre as cidades, os direitos urbanos e o meio-ambiente, com ênfase no 11º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ligados à chamada “Agenda 2030”. A palestra acontecerá no Sesc Consolação, começando às 18h. A entrada é gratuita e não é necessária nenhuma inscrição prévia. Veiga será apresentado pelo professor José Guilherme Pereira Leite, que fará também a mediação do encontro.

José Eli da Veiga é professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Por trinta anos (1983-2012) foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), onde obteve o título de professor titular, em 1996. Pioneiro no debate brasileiro sobre economia, meio-ambiente e sustentabilidade, Veiga tem mais de vinte publicados no Brasil, entre os quais se destacam ”Para entender o desenvolvimento sustentável (2015) e “A desgovernança mundial da sustentabilidade” (2013), ambos pela Editora 34. Atualmente, é também colunista do jornal VALOR Econômico, da revista Página22 e da Rádio USP.

José Guilherme Pereira Leite é professor universitário, crítico e ensaísta. Desde 2015, coordena o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade. É bacharel em ciências sociais (USP, 2001), mestre em arquitetura e urbanismo (USP, 2010) e doutorando em filosofia (USP). Entre 2002 e 2013, colaborou com o Ministério da Cultura em diversas ocasiões e projetos de política cultural locais, regionais e nacionais. É autor do livro "As malhas da cultura" (Ateliê editorial, 2013), em dois volumes.

SERVIÇO
• Data: 14/11/2018 (quarta-feira)
• Horário: 18h às 21h
• Local: Teatro Anchieta - SESC Consolação (R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque,)
• Retirada de ingresso na bilheteria 1 hora antes.
• Mais informações:
https://www.sescsp.org.br/programacao/172027_AINDA+O+DIREITO+A+CIDADE
Gratuito

  • Título

    Escola da Cidade e Sesc SP apresentam palestra aberta sobre cidades e sustentabilidade, com José Eli da Veiga
  • Tipo

    Palestra
  • Organizadores

    Escola da Cidade
  • De

    14 de Novembro de 2018 06:00 PM
  • Até

    14 de Novembro de 2018 09:00 PM
  • Onde

    SESC Consolação
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade e Sesc SP apresentam palestra aberta sobre cidades e sustentabilidade, com José Eli da Veiga" 13 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905794/escola-da-cidade-e-sesc-sp-apresentam-palestra-aberta-sobre-cidades-e-sustentabilidade-com-jose-eli-da-veiga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.