Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Escritórios Vieira de Almeida & Associados / PMC Arquitectos + OPENBOOK Architecture

Escritórios Vieira de Almeida & Associados / PMC Arquitectos + OPENBOOK Architecture

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 20

Renovação  · 
Lisboa, Portugal
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura OPENBOOK Architecture, PMC Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    11268.0 m2
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Bamer, Carpintaria Lino & Filhos, Iduna
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Estrutura

    Betar
  • Instalações Técnicas

    Joule JGT - Engenharia Lda.
Mais informações Menos informações
© José Campos
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local escolhido para acolher os novos escritórios do escritório Vieira de Almeida Associados situa-se no centro de Lisboa, numa antiga zona industrial junto ao Rio Tejo. O projecto desenvolve-se em dois edifícios industriais antigos: o principal, em frente às ruas Dom Luís I e Boqueirão do Duro, contém as maiores instalações; o menor é voltado para a Praça Conde Barão e mantém parte dos serviços de back-office.

© José Campos
© José Campos
© José Campos
© José Campos

Os dois edifícios estão conectados internamente para facilitar as comunicações funcionais e de trabalho, aumentando as circulações públicas e privadas, contribuindo para os diferentes níveis de articulação e complexidade, refletindo a nova abordagem da VdA para o espaço de trabalho.

© José Campos
© José Campos
© José Campos
© José Campos

O edifício escolhido para albergar os novos escritórios da firma de advogados Vieira de Almeida localiza-se em Lisboa, numa antiga zona industrial, junto ao rio. A proposta parte da reabilitação de um armazém das antigas garagens Sorel, um edifício do século XIX que teve várias alterações no séc. XX, e que no final deste século já se encontrava em avançado estado de degradação. O edifício era composto por uma grande nave com dois pisos e galerias. Outro edifício a ser reabilitado foi a antiga fábrica de serralharia Vulcano e Colares, virada para o Largo Conde Barão, um edifício também do século XIX, da arquitetura do ferro, e que terá tido modificações e ampliações no século XX. Procurou-se manter o caráter de ambos os edifícios que possuem características muito próprias, realçando-se a estrutura e fachada em ferro.

© José Campos
© José Campos
© José Campos
© José Campos

A presente proposta tem como premissa a reabilitação e recuperação da memória do armazém, ao mesmo tempo que responde às necessidades atuais de uma firma de advogados de grande dimensão. Aproveitou-se o grande volume vazio que caracteriza este edifício e introduziu-se uma construção interior em três pisos, mantendo grandes vazios horizontais e verticais de maneira a que o edifício pudesse ser lido como um todo (horizontal e vertical) e não como uma estratificação por pisos. Interpretou-se o edifício como um exterior e os corredores que ligam as diversas zonas como ruas, libertando a ideia de corredor convencional presente neste tipo de escritórios e incentivando a comunicação visual entre os vários colaboradores.

© José Campos
© José Campos
© José Campos
© José Campos

Estas ruas interiores são pontuadas com vários espaços de permanência, como meeting points, lounges, e um jardim exterior. Alguns dos espaços intersticiais que resultam dos volumes introduzidos no espaço podem funcionar como galeria de exposição de algumas peças de escultura de artistas portugueses, pertencentes à coleção do cliente.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Segundo Pavimento
Planta - Segundo Pavimento

Para a materialidade do edifício optou-se por deixar à vista as arcadas em tijolo, as cantarias em pedra e recuperou-se alguns elementos de ferro, introduzindo novos elementos em alumínio cinzento escuro.

© José Campos
© José Campos
© José Campos
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Rua Dom Luís I, 1200-109 Lisboa, Portugal

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios Vieira de Almeida & Associados / PMC Arquitectos + OPENBOOK Architecture" 13 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905542/escritorios-vieira-de-almeida-and-associados-pmc-arquitectos-plus-openbook-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.