Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Dinamarca
  5. C.F. Møller Architects
  6. 2018
  7. Centro social em Ikast / C.F. Møller Architects

Centro social em Ikast / C.F. Møller Architects

  • 17:00 - 6 Novembro, 2018
  • Curadoria de María Francisca González
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Centro social em Ikast / C.F. Møller Architects
Centro social em Ikast / C.F. Møller Architects, © Adam Mørk
© Adam Mørk

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Julian Weyer + 61

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. A C.F. Møller Architects continua surpreendendo o mundo da arquitetura com seus projetos inovadores. Desta vez, os arquitetos dinamarqueses estiveram à frente do projeto de expansão da International School Ikast-Brande, uma obra muito aguardada pela comunidade internacional que conta com uma enorme variedade de espaços e instalações multifuncionais. O projeto desenvolvido ao longo dos últimos anos transforma para melhor as instalações existentes, ao mesmo tempo que, fortalece a centralidade deste elemento como um ponto de encontro chave em meio a uma cidade em rápido crescimento.

Diagrama / usuários
Diagrama / usuários

O projeto foi carinhosamente apelidado de "Hjertet" pela população local, o que significa "coração" em dinamarquês. Este apego pessoal com o edifício demostra a efetividade deste projeto em aproximar às pessoas e fortalecer o sentimento de comunidade. Contando com um edifício de múltiplos usos, assim como um parque público, o projeto desenvolvido pela C.F. Møller procura criar novas relações com outros importantes elementos urbanos de Ikast-Brande, o Business College, a escola de ensino médio, o centro de formação de professores, e a universidade internacional, esta última também projetada pelos arquitetos dinamarqueses.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O "Hjertet" combina de forma criativa os espaços educacionais, as áreas de encontro e convívio dentro do campus além das áreas para à pratica de atividades recreativa. A ideia do projeto é que os alunos recém chegados possam integrar-se naturalmente à diversa comunidade local, a qual é composta por atletas, músicos, skatistas e pacientes do instituto social psiquiátrico da cidade.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

"O principal objetivo de nosso projeto foi combinar o maior numero de instalações diferentes e atividades paralelas em um único edifício, preenchendo e ocupando seus espaços em todas as horas do dia, permitindo a apropriação do lugar pela comunidade local. O resultado disso se materializa em uma arquitetura que procura mimetizar-se com o entorno, configurando-se uma pequena cidade dentro do campus, aonde as diferentes configurações dos espaços convida os usuários e visitantes à apropriar-se deles", diz Julian Weyer, arquiteto e sócio da C.F. Møller Architects.

© Adam Mørk
© Adam Mørk
Axonométrica expandida
Axonométrica expandida
© Adam Mørk
© Adam Mørk

Construindo espaços para todos

O centro social de Ikast-Brande cobre uma área total de mais de 3.500 m² no total e conta ainda com uma enorme praça central. Este generoso espaço público funciona como uma porta de entrada para o campus, conectando todos os diferentes espaços dentro deste aglomerado de peças arquitetônicas. A nova ala que abriga as salas de aula durante o dia, à noite transforma-se em espaço de oficinas, acolhendo diferentes públicos e atividades. Voltado especialmente para os atletas e entusiastas das atividades esportivas, o novo ginásio possui um espaço particularmente interessante, pois foi projetado como um grande centro esportivo à céu aberto. Além disso os arquitetos optaram por incluir um café com uma cozinha social e loja, onde podem ser comercializados produtos orgânicos oriundos de uma horta comunitária local, assim como artesanatos produzidos em centros sociais da cidade.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

No primeiro pavimento deste edifício-múltiplo, salas de diversos tamanhos e configurações foram concebidas para acolher uma grande variedade de atividades, desde dança e ioga, eventos culturais e performáticos até serviços de acolhida e assistência social.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

A paisagem urbana foi projetada segundo princípios sustentáveis, permeabilidade e drenagem. Este dinâmico espaço público acolhe desde atividades recreativas, como skate, ciclovias, instalações para a pratica do parkour além de playgrounds infantis, quadras de vôlei de praia e quadras poliesportivas; bem como espaços de encontro e relaxamento, como piqueniques e luais. 

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Cruzando caminhos

"O centro social" é um edifício completamente permeável e acessível, mas que também proporciona uma série de pequenos espaços informais para encontros e descontração, reforçando o conceito de um edifício-múltiplo e central, um espaço comunitário e social que permite a troca de experiências entre as pessoas.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Em sua essência, o projeto é um manifesto construído pelas e para as pessoas que dele se apropriam.

Planta - térreo / Texto
Planta - térreo / Texto

O mais novo projeto construído pela C.F. Møller na Dinamarca é a materialização de um anseio quase poético, um espaço social que impulsiona o convívio entre as pessoas, a socioeconomia local além de proporcionar novas oportunidades para a comunidade local. Um lugar baseado nas relações sociais, onde  jovens e adultos podem aprender uns com os outros. Desta forma, o projeto do centro social de Ikast-Brande procura conectar seus indivíduos para construir uma comunidade coletiva e consciente.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Para garantir a concretização desta ideia, diversos parceiros juntaram suas forças e colaboraram com o projeto, incluindo empresas locais como a Bestseller e fundações não governamentais dinamarquesas, como a Realdania e a Fundação Dinamarquesa de Cultura e Instalações Esportivas. A Fundação Carlsberg contribuiu com as obras de arte que integram os edifícios e os espaços públicos.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro social em Ikast / C.F. Møller Architects" [The Heart in Ikast / C.F. Møller Architects] 06 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905146/centro-social-em-ikast-cf-moller-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.