Centro Comunitário de Huaxiang / INUCE • Dirk U. Moench

Centro Comunitário de Huaxiang / INUCE • Dirk U. Moench - Mais Imagens+ 21

Fuzhou, China
  • Arquitetos: INUCE·Dirk U. Moench; INUCE·Dirk U. Moench
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shikai / INUCE
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rieger Orgelbau
  • Estrutura & Engenharia: QingFang DI
  • Arquiteto Responsável: Dirk U. Moench
  • Equipe De Projeto: Joshua Cubero, Yuanquan Gao, Shenming Lü, Sisi Zeng
  • Cidade: Fuzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Shikai / INUCE

Repressão e Renascimento: a minoria cristã em uma típica cidade chinesa

Desde a sua fundação em 1938, a Igreja de Huaxiang foi testemunha de muitas transformações radicais: décadas de negligência e deterioração a um recente crescimento sem precedentes; de ser completamente suprimida no passado a um recente crescimento sem precedentes. A pequena igreja encontra-se atualmente em meio a um labirinto de arranha-céus, por isso, para atender a necessidade de espaços adicionais, a instituição decidiu por construir um centro comunitário adjacente à antiga estrutura da igreja.

© Shikai / INUCE

Uma nova igreja em meio à cidade: um resumo dos conflitos e contradições

As condições impostas ao projeto eram mais do que extraordinárias: primeiramente, a necessidade por um maior espaço construído conflitava diretamente com as restrições do patrimônio histórico. Em segundo lugar, o caráter isolado do terreno - cercado por um conjunto incomunicável de edifícios de diferentes alturas e diferentes estilos - exigiu uma abordagem inovadora em relação ao contexto próximo.

© Shikai / INUCE

Harmonia e evolução: repensando a tradição para incorporar-se ao presente

O projeto, finalmente, convenceu tanto nossos clientes quanto as autoridades. Ele atua como um mediador no contexto urbano: suavizando seus contornos e sua sutil verticalidade em um movimento contínuo de subida e descida, configurando um volume visualmente contido, mas que é sete vezes maior que a pequena igreja à qual ele se conecta. A medida que se aproxima do edifício histórico, estas sinuosidades vão escalonando em altura, revelando a torre da igreja e evocando um percurso celestial até o sagrado.

© Shikai / INUCE

A sua fachada extravagante e contida ao mesmo tempo, contrasta com o brilho e a sobriedade dos edifícios do entorno. Ela foi acabada em granito vermelho, semelhante ao utilizado na estrutura da antiga igreja - um material que caiu em desuso na china, um típico elemento da arquitetura local complemente esquecido.

Diagrama de análise

Em um sentido professo, essa infinitude de pedras sobrepostas traduz para a arquitetura a natureza dual da palavra “Igreja”, que se refere não apenas ao próprio edifício, mas também à congregação de todos os fiéis. Isso fornece ao centro comunitário uma qualidade háptica, cálida e reconfortante para seus seguidores, sempre provocando um sorriso nos rostos das pessoas que à tocam com as mãos. Esteticamente, este projeto nos revela a beleza que podemos encontrar em materiais supostamente desatualizados, técnicas tradicionais e artesanais, provando que em um ambiente de extremos, às vezes a simplicidade se destaca com mais vigor. 

© Shikai / INUCE

Funcionalmente, a organização do edifício corresponde às necessidades desejadas pelo cliente, fornecendo uma variedade de espaços multifuncionais. Para maximizar a projeção reduzida do edifício, áreas na cobertura foram concebidas como anfiteatros ao ar livre acessíveis ao público, permitindo que a comunidade se encontre também sob a luz do céu. A partir dos edifícios vizinhos, no entanto, o edifício se adéqua à escala urbana aonde está inserido, onde a comunidade revela sua fé e compartilha sua alegria com a cidade.

© Shikai / INUCE

O projeto do centro comunitário, portanto, incorpora uma mudança de direção da congregação: de uma minoria que se escondeu em reclusão, a uma comunidade vibrante que se revela e abre seu coração para o mundo, convidando à todos à participar. Meses após a sua inauguração, o centro comunitário tornou-se um lugar popular entre os jovens e uma plataforma de observação, onde moradores e visitantes podem desfrutar de uma ampla vista sobre o centro histórico da cidade.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário de Huaxiang / INUCE • Dirk U. Moench" [Huaxiang Christian Centre / INUCE • Dirk U. Moench] 05 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905120/centro-comunitario-de-huaxiang-inuce-star-dirk-u-moench> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.