Highbury Grove / RITZ&GHOUGASSIAN

Highbury Grove / RITZ&GHOUGASSIAN  - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: RITZ&GHOUGASSIAN; RITZ&GHOUGASSIAN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tom Blachford
© Tom Blachford

Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Highbury Grove" é definida pelo estilo das casas de campo uniformes dispostas em filas ortogonais entre frondosos jardins suburbanos da região onde está inserida. O projeto deveria ocupar a fachada da rua patrimonial e um caminho ao lado norte da propriedade. A resposta arquitetônica surge, portanto, como um envoltório orientado ao norte, proporcionando ao mesmo tempo privacidade para a via pública. 

© Tom Blachford

O caráter original é expressado como uma singular silhueta branca. Os pisos manchados foram substituídos por uma estrutura em madeira, enquanto as descuidadas lareiras, previamente despojadas de sua ornamentação, foram limpas e receberam uma nova fornalha. 

Planta - térreo
© Tom Blachford
Corte - Oeste-Leste

A conexão entre a arquitetura patrimonial e a nova adição é expressada como um momento singular. A princípio, o usuário se sente preso em contato próximo às paredes de concreto, causando uma sensação de enclausuramento antes de subir a um grande volume oco ao ar livre. Uma catarse para os sentidos. 

© Tom Blachford

O espaço é definido por uma série de blocos de concreto perpendiculares. O primeiro, um conjunto de muros que se estende ao longo do terreno, é assentado abaixo de um segundo conjunto que está alinhado com o espaço norte. Apoiados um sobre o outro, os muros de concreto são sobrepostos e limitam o espaço arquitetônico interior. As aberturas entre as paredes criam vistas emolduradas para as árvores vizinhas ou para o jardim de um pátio com samambaias australianas. 

© Tom Blachford

A marcenaria e as portas pivotantes são inseridas entre as paredes de concreto uniformes. As marcas nos painéis de eucalipto criam uma série de figuras que caem em cascata através dos móveis. Cada painel é apresentado como uma transparência fotográfica que quando combinada se transforma em uma expressão cinemática de um movimento figurativo maior. 

© Tom Blachford

Uma laje de concreto polido proporciona a base para que esta composição de alvenaria se apoie sobre a terra. A expressão das vigas de aço na parte inferior e na parte superior das paredes permite ao usuário ler a tectônica e o dinamismo do espaço. O projeto contrasta em meio a luz e o ar contra o peso das paredes de concreto. A sobreposição das paredes cria um volume pouco definido e a luz dança em um amplo espectro de superfícies criando um movimento expansivo através do espaço. 

© Tom Blachford

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Highbury Grove / RITZ&GHOUGASSIAN " [Highbury Grove / RITZ&GHOUGASSIAN ] 29 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904811/highbury-grove-ritz-and-ghougassian> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.