Desenhando na estrada: a história das viagens do jovem Le Corbusier pela Europa

Voyage Le Corbusier, de Jacob Brillhart, coleciona pela primeira vez um compêndio de croquis e aquarelas de Charles-Edouard Jeanneret - um jovem estudante que se tornaria o arquiteto modernista influente, Le Corbusier. Entre 1907 e 1911, ele viajou pela Europa e pelo Mediterrâneo carregando uma série de equipamentos de desenho e documentando tudo o que viu: ruínas clássicas, detalhes de interiores, paisagens vibrantes e as pessoas e objetos que os povoavam.

Le Corbusier era um arquiteto progressista profundamente radical, um futurista que era igualmente e fundamentalmente enraizado na história e na tradição. Ele era intensamente curioso, constantemente viajando, desenhando, pintando e escrevendo, tudo na busca de se tornar um arquiteto melhor. Como resultado, ele encontrou maneiras intelectuais para conectar seus fundamentos históricos com o que aprendeu com seus contemporâneos. Cresceu desenhando a natureza para copiar a pintura italiana do século XIV para, depois, liderar o movimento purista que influenciou grandemente a pintura e a arquitetura francesas no início dos anos 20. Todo o tempo, fazia conexões entre natureza, arte, cultura e arquitetura que eventualmente lhe deram uma base para pensar sobre projeto.

Desenhando na estrada: a história das viagens do jovem Le Corbusier pela Europa - Mais Imagens+ 10

© F.L.C. / ADAGP, Paris / Artists Rights Society (ARS), New York 2016

Para aprender com a pesquisa criativa de Le Corbusier e ver como ele evoluiu como arquiteto, é preciso entender onde ele começou. Ele nunca frequentou uma universidade ou se matriculou formalmente em uma escola de arquitetura. Sua formação arquitetônica foi em grande parte auto-imposta e fortemente influenciada pelos ensinamentos de seu professor de ensino secundário Charles L'Eplattenier, que lhe ensinou os fundamentos do desenho e das artes decorativas na École d'art em sua cidade natal de La Chaux- de-Fonds, na Suíça. Após a formatura de Jeanneret no ensino secundário em 1907, L'Eplattenier o encorajou a deixar para trás as paisagens rurais e ampliar sua visão de mundo fazendo uma viagem pelo norte da Itália. Essa pedagogia de aprender a desenhar e aprender através da experiência foi provavelmente influenciada pela longa tradição do Grand Tour, um rito de passagem para os aristocratas europeus. A viagem foi considerada necessária para expandir a mente e a compreensão do mundo. Arquitetos, escritores e pintores aproveitaram a ideia, seguindo um itinerário padrão pela Europa para ver monumentos, antiguidades, pinturas, paisagens pitorescas e cidades antigas.

© F.L.C. / ADAGP, Paris / Artists Rights Society (ARS), New York 2016

A experiência acendeu em Jeanneret um enorme desejo de ver e entender outras culturas e lugares através da arquitetura e do espaço urbano que os moldaram. Na Itália, ele expressou seu primeiro interesse real no ambiente construído, principalmente estudando detalhes arquitetônicos e componentes construtivos. Logo após seu retorno, ele partiu novamente, para Viena, Paris e Alemanha, tornando-se cada vez mais interessado em paisagens urbanas e desenho urbano. Periodicamente, voltava para casa para recarregar e reconectar com o L'Eplattenier.

Durante suas viagens, o caderno de croquis surgiu como a principal ferramenta de recordação e aprendizado de Jeanneret, e o desenho tornou-se para ele um meio essencial e necessário de treinamento arquitetônico. Entre 1902 e 1911 produziu centenas de desenhos, explorando uma ampla gama de assuntos, bem como meios e métodos de gravação. Com cada viagem ele ganhou uma visão mais ampla. À medida que seus interesses mudaram e se expandiram, o mesmo aconteceu com o processo de documentar o que ele viu. A seu repertório de desenhos em perspectiva de paisagens, belamente detalhadas em aquarela, ele acrescentou esboços analíticos que capturaram o núcleo das formas espaciais e se tornaram um meio de tomar notas visuais de taquigrafia. Todo o tempo, ele frequentemente retornou a assuntos antigos e familiares para estudá-los através de diferentes lentes, a fim de "vê-los".

© F.L.C. / ADAGP, Paris / Artists Rights Society (ARS), New York 2016

Giuliano Gresleri, historiador da arquitetura e autor de Les Voyages d'Allemagne: Carnets e Voyage d'Orient: Carnets (que incluem reproduções de cadernos de Jeanneret durante suas viagens à Alemanha e ao Oriente), disse: “O que distingue a jornada de Jeanneret de seus contemporâneos da École e da tradição do Grand Tour eram precisamente sua consciência de "poder recomeçar". Mais e mais, essa noção se destaca nas páginas de seus cadernos de anotações. As anotações, os esboços e as medições nunca terminaram em si mesmas, nem faziam parte da cultura da jornada. Eles deixaram de ser um diário e se tornaram projeto. ”

Em 1911, Jeanneret completou a educação informal, uma segunda viagem de desenho que Corbusier eventualmente cunhou sua “Journey to the East” (na verdade o título de um livro de ensaios e cartas que ele escreveu durante suas viagens, publicado em 1966). A essa altura, ele estava interessado em entender mais do que apenas os monumentos: ele olhava a arquitetura e a cultura cotidiana. Ele dominara a arte de desenhar a prática diária de observar e registrar o que via. Através deste exercício rigoroso de aprender a ver, desenvolveu um vasto conjunto de ferramentas de assunto, meios de autoria, desenho de convenções (artístico e arquitetônico) e mídia. Mais importante, através do desenho, ele veio a entender as persistências na arquitetura - cor, forma, luz, sombra, estrutura, composição, massa, superfície, contexto, proporção e materiais. Ao chegar à Grécia (na metade de sua Jornada para o Leste), Jeanneret não só proclamou que se tornaria um arquiteto, mas estava trabalhando em direção a uma posição teórica sobre o projeto em torno da qual ele poderia viver e trabalhar.

© F.L.C. / ADAGP, Paris / Artists Rights Society (ARS), New York 2016

L'Eplattenier não foi a única influência sobre as visões de Le Corbusier da teoria arquitetônica e da cultura. Em Paris, ele trabalhou para o arquiteto francês Auguste Perret, que o ensinou a apreciar a proporção, a geometria, a escala, a harmonia e a linguagem clássica da arquitetura. Na Alemanha, ele conheceu William Ritter, que se tornaria outro dos mentores de Jeanneret e confidentes mais próximos. Um crítico de música e arte, intelectual, escritor e pintor, Ritter expôs Jeanneret a novas idéias nos mundos da arte e da arquitetura. Indiretamente, Ritter levou-o ao arquiteto Peter Behrens (para quem ele trabalharia por vários meses na Alemanha), encorajou Jeanneret a experimentar a beleza da vida camponesa enquanto viajava para o exterior, e inspirou-o a escrever. Jeanneret e Ritter correspondiam a muitas cartas, e Ritter desafiava constantemente Jeanneret a olhar além do conforto de La Chaux-de-Fonds e das visões mais conservadoras de L'Eplattenier.

© F.L.C. / ADAGP, Paris / Artists Rights Society (ARS), New York 2016

Ao viajar para a Alemanha, Jeanneret também descobriu edifícios de Theodor Fischer, um arquiteto de Munique e professor de planejamento urbano. Jeanneret admirava muito seu trabalho e também ficou impressionado com o estilo de vida aristocrático de Fischer. Embora Fischer não pudesse contratar Jeanneret, ele o expôs ainda mais ao planejamento urbano e reforçou a importância da proporção geométrica no projeto arquitetônico. Na Alemanha, Jeanneret também fez amizade com o colega pintor August Klipstein. Graças à amizade deles, Jeanneret decidiu não ficar e trabalhar na Alemanha, mas se juntou a Klipstein enquanto viajava para o leste. Suas discussões animadas na estrada permitiram que Jeanneret concretizasse seus ideais arquitetônicos em desenvolvimento.

© F.L.C. / ADAGP, Paris / Artists Rights Society (ARS), New York 2016

No final, no entanto, o desenho de viagem foi a educação de Jeanneret e seu rito de passagem. Incorporado em seus cadernos está um meio incrivelmente abrangente de exploração visual e descoberta. Embora nunca tenha tido uma educação arquitetônica formal, sua intensa curiosidade em entender o mundo através do desenho, da pintura e da escrita foi o que o tornou um arquiteto tão dinâmico, de quem ainda podemos aprender hoje. As lições que ele aprendeu formaram a base de sua perspectiva geral e forneceram conteúdo para seu texto seminal posterior, Vers une Architecture. Também o prepararam para que se tornasse Le Corbusier.

Este trecho de Voyage Le Corbusier: Drawing on the Road by Jacob Brillhart, © 2016, de Jacob Brillhart, foi concedido com permissão da editora W. W. Norton & Company, Inc.

Voyage Le Corbusier: Drawing on the Road

Um extrato deste livro, que "é ao mesmo tempo uma introdução crítica à prática florescente de Jeanneret e um diário visual de viagem ricamente detalhado", é apresentado aqui com uma seleção de imagens.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brillhart, Jacob. "Desenhando na estrada: a história das viagens do jovem Le Corbusier pela Europa" [Drawing on the Road: The Story of a Young Le Corbusier's Travels Through Europe] 22 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904432/desenhando-na-estrada-a-historia-das-viagens-do-jovem-le-corbusier-pela-europa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.